Cursos

Senai-DF oferece curso gratuito de qualificação para população do DF

Maioria das vagas disponíveis pelo Senai-DF são para qualificação profissional em unidades de cidades do Distrito Federal. As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição

Pablo Giovanni*
postado em 08/12/2021 18:52 / atualizado em 08/12/2021 18:52
Senai-DF abre 6.880 vagas gratuitas para cursos técnicos e de qualificação -  (crédito: divulgação Senai)
Senai-DF abre 6.880 vagas gratuitas para cursos técnicos e de qualificação - (crédito: divulgação Senai)

O Senai-DF abriu oportunidades para cursos gratuitos de qualificação profissional para pessoas que querem entrar ou se recolocar no mercado de trabalho. As inscrições são para vários cursos, podendo ser realizadas de 6 de dezembro a 4 de março de 2022 - enquanto houver vagas. As aulas começam no primeiro trimestre de 2022.

Das 6.930 vagas para cursos gratuitos, 6.880 oportunidades serão para qualificação profissional e outras 50 para o curso técnico em Eletrotécnica, nas escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga, além da unidade Senai Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

As vagas são ofertadas pelo Programa Senai de Gratuidade Regimental, sendo que, das 6.390 vagas, as capacitações são para as áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, energia, gestão, gráfica e editorial, logística, madeira e mobiliário, meio ambiente, metalmecânica, refrigeração e vestuário. As oportunidades são para turno matutino, vespertino e noturno, nas modalidades a distância, semipresencial e presencial.

Os cursos

Os cursos de qualificação são de curta duração, com cargas de 160 a 500 horas-aula, com objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho. Os cursos técnicos, porém, são mais longos: cerca de 1.200 horas-aula (de um ano a um ano e meio de curso), para transmitir conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria. Ao concluir, os cursos disponibilizam certificado e diploma, respectivamente.

Inscrição

Para se inscrever nas oportunidades que o Senai disponibilizou para a população do DF, o interessado deve acessar o site de cursos do Senai, escolher o curso desejado, preencher o formulário e anexar a cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição. É necessário ser maior de 16 anos, ter concluído ou estar cursando a 2ª série do Ensino Médio. As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição.

É possível que os candidatos se inscrevam, simultaneamente, em dois cursos. Contudo, que sejam de turmas e turnos diferentes. A exceção é para alunos do programa DF Inova Tech, que devem finalizar a formação antes de se matricular em outro curso do Senai.

 Estagiário sob supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação