Homenagem

Colegas, amigos e familiares homenageiam o cardiologista José Carlos Quinaglia

Familiares, amigos e pacientes também participaram da cerimônia na manhã desta quarta-feira (8/12). Foi realizado o plantio de um ipê branco junto as cinzas do médico

Rafaela Martins
postado em 08/12/2021 21:05 / atualizado em 08/12/2021 23:34
Familiares e servidores do Hospital de Base homenagearam o cardiologista José Carlos Quinaglia -  (crédito: Divulgação/Arquivo pessoal)
Familiares e servidores do Hospital de Base homenagearam o cardiologista José Carlos Quinaglia - (crédito: Divulgação/Arquivo pessoal)

“Um modo de eternizar a memória de uma pessoa muito especial”, essas foram as palavras entoadas por Érica Quinaglia, filha do médico José Carlos Quinaglia. Na manhã desta quarta-feira (8/12), o profissional foi homenageado por amigos, servidores e pacientes atendidos no Hospital de Base, onde atuou por anos e construiu uma carreira sólida. Como gesto de amor e simbolismo, um ipê branco foi plantado, junto às cinzas do médico que foram jogadas na casa rosa, localizada dentro do jardim interno da unidade hospitalar.

“Avô, pai e marido amoroso, médico, pesquisador e professor exemplar, esse era José Carlos Quinaglia e Silva. Para mim, sua filha, ele era um herói. Empenhou-se durante toda a vida em cuidar de pessoas e de almas. Ao Hospital de Base, extensão da casa dele, dedicou-se por mais de 40 anos”, declarou a filha.

Além disso, a instituição inaugurou a Enfermaria da Cardiologia e a sala do Conselho Gestor do Hospital de Base, nomeadas de José Carlos Quinaglia. Para a nefrologista e amiga Alba Mirindiba, o médico era uma pessoa exemplar que se dispôs a cuidar do próximo com atenção e carinho. “Ele era uma pessoa exemplar, que todo mundo amava. Educado, competente, humano, ele dava o melhor de si para os pacientes”, disse Alba.

No consultório particular em que o cardiologista atendia, ele separava um dia da semana para receber pessoas em situação de vulnerabilidade social. Quem não podia pagar era examinado gratuitamente. José Carlos Quinaglia morreu no dia 17 de junho, em decorrência de complicações causadas pela covid-19.

Emoção

Elisete Coutinho, 53 anos, trabalhou como secretária de José Carlos por dois anos. Presente na cerimônia, ela ressaltou que o momento foi emocionante. “É uma coisa sensível você ver o filho dele colocando as cinzas junto ao ipê. Foi comovente perceber que a história dele não acabou e essa homenagem e foi a confirmação do compromisso que ele tinha com o hospital, com os pacientes e com a rede de saúde do Distrito Federal. Ele amava o ofício”, contou a funcionária.

Diretora clínica do Hospital de Base e cardiologista, Janaina Ramos falou como se sentiu durante a manhã. “O doutor José é um ícone no hospital. Ele foi exemplo para muita gente e hoje a gente só tinha a agradecer por ter tido a oportunidade de conviver com ele há tanto tempo, apesar da sua partida ter sido prematura. Eu brincava com ele, pois ele não sabia dizer não, e o ambulatório ficava cheio, porque ele tentava atender todo mundo e dar um jeito”, lembrou.

Trajetória

José veio do interior de São Paulo para se formar em medicina pela Universidade de Brasília (UnB). Graduou-se no ano de 1977, e, em 1998, ajudou a fundar a Associação dos Amigos do Hospital de Base. Formado por servidores e pessoas da comunidade, o grupo de voluntários conseguiu arrecadar dinheiro para comprar equipamentos de alto custo, que seriam usados em cirurgias complexas.

Entre outras atribuições, ele foi sócio fundador da Associação Médica de Brasília (AMBr). Atualmente, ele exercia atividades médicas no IHBDF na Unidade de Cardiologia, onde era mentor de ensino do Programa de Residência Médica de Cardiologia, desde 2002, e pesquisador-chefe do Brazilian Heart Study, desde 2006.

Atuou na iniciação científica de estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), da UnB, da Universidade Católica de Brasília (UCB) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Quinaglia também foi docente da Graduação em Medicina, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da ESCS.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação