AVISO

Comportas da barragem do Paranoá serão abertas às 8h desta sexta-feira

Procedimento é necessário para controle do volume de água da barragem. Comunidade local deve ficar atenta no período em que as comportas estiverem abertas e procurar locais distantes do curso d'água

Correio Braziliense
postado em 09/12/2021 22:57 / atualizado em 09/12/2021 22:58
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

As comportas da barragem do Lago Paranoá serão abertas na sexta-feira (10/12), a partir das 8h, para controle do volume do espelho d'água. O aviso, emitido na noite desta quinta-feira (9/12), partiu da Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBMDF) e a Companhia Energética de Brasília (CEB).

Para garantir a segurança da população que vive às margens da barragem, haverá envio de novos alertas, inclusive por mensagem de texto (SMS), e soar da sirene que anuncia a abertura das comportas. Equipes da Defesa Civil vão sobrevoar a região, e militares do Corpo de Bombeiros farão uma vistoria em terra, a fim de evitar possíveis acidentes. 

Recentemente, houve abertura das comportas em duas ocasiões: em 24 de novembro e na última quinta-feira (2/12). Do início do mês até terça-feira (7/12), choveu mais da metade do volume previsto para todo dezembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em uma semana, a quantidade chegou a 61% do esperado para o período na região do Plano Piloto. Em Brazlândia, o quantitativo foi de 70%. Nas outras regiões, a quantidade em milímetros passou de 35% antes da metade do mês: Planaltina (56%), Paranoá (54%) e Gama (39%). 

Com o chegada do período chuvoso, a Defesa Civil orienta quanto a alguns cuidados necessários para moradores de regiões próximas à rios e córregos. Confira: 

  • Fique sempre atento à previsão do tempo;
  • Evite margens e o leito do rio abaixo de represas;
  • Evite entrar ou ficar perto de córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou caso haja previsão de precipitações;
  • Ao ouvir a sirene, desloque-se para o ponto mais alto possível, caso se encontre no vale do rio abaixo da represa;
  • Não tente realizar qualquer procedimento de salvamento caso não tenha treinamento ou equipamento adequado para isso;
  • Caso seja abordado pela equipe de fiscalização do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil ou da CEB, siga as orientações de segurança;
  • Em caso de emergência, de alguém ser levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199);
  • Cadastre o número do celular na lista de recebimento de alertas por SMS da Defesa Civil. Para isso, basta enviar mensagem de texto para o telefone 40199, com o número do CEP da região onde mora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação