Economia

Distritais aprovam redução da alíquota do ITBI de 3% para 1% em 2022

Diminuição da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e Direitos a Eles Relativos valerá por três meses, a partir de 1º de janeiro. Proposta do Executivo local visa aquecer mais o mercado imobiliário

Samara Schwingel
postado em 14/12/2021 18:14 / atualizado em 14/12/2021 18:24
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (14/12), a redução para 1% da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e Direitos a Eles Relativos (ITBI) — atualmente, a taxa é de 3%. Com a aprovação da matéria de autoria do Executivo local na Câmara Legislativa (CLDF), o texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). 

A proposta define que a redução valerá por três meses, a partir de 1º janeiro. Por isso, a redução de alíquota fica condicionada à "protocolização do ato de transmissão no competente Cartório de Registro de Imóveis até o dia 31 de março de 2022". 

O ITBI é um tributo local cobrado nos processos de transferência imobiliária — exceto em casos de sucessão por morte ou doação. As comissões de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) e de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram o texto na forma como chegou à Casa. 

O projeto foi anunciado pelo secretário de Economia do DF, André Clemente, em primeira mão ao Correio. "(A iniciativa) vai aquecer mais o mercado imobiliário, que está aquecido por causa do ambiente fiscal existente e da coragem dos empreendedores do setor", afirmou, em novembro.

Questionado sobre a possibilidade da criação de uma alíquota definitiva de 2%, o chefe da pasta lembrou que um projeto com esse fim aguarda aprovação na CLDF desde 2019.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação