IMUNIZAÇÃO

Covid-19: Saúde aponta que 221 mil pessoas acima de 12 anos não se vacinaram

Desse total, 177 mil são de adultos maiores de 18 anos que ainda não procuraram o posto de vacinação para receber a primeira dose do imunizante

Cibele Moreira
postado em 16/12/2021 17:42
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal alcançou, neste semana, a marca de 80% da população com 12 anos ou mais que está  com o ciclo vacinal completo contra a covid-19. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 221 mil brasilienses ainda não tomaram a primeira dose do imunizante. O dado foi repassado pela pasta durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16/12). 

A maioria dos não vacinados são adultos, com um quantitativo de 177 mil acima dos 18 anos. Em relação aos adolescentes, 44 mil não iniciaram a imunização que protege das formas graves do novo coronavírus. O subsecretário de Vigilância à Saúde substituto, Fabiano dos Anjos, ressalta que, desde 8 de dezembro, é possível escolher qual imunizante a pessoa quer receber, nos casos de primeira dose. 

Atualmente, estão sendo aplicados doses das vacinas da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech. No momento, o estoque na Janssem é apenas para a aplicação do reforço em quem recebeu a dose única em um período de 2 a 6 meses. 

Entre a população apta a receber a segunda dose da vacina, 220 mil ainda não procuraram os pontos de aplicação do imunizante. Especialistas alertam que a eficácia para evitar internações e mortes pela doença só é possível com as duas doses ou nos casos de dose única. 

A expectativa da Secretaria de Saúde é de alcançar entre 85% e 95% da população totalmente imunizada. "Vacinar também é um ato de cidadania, existem diversas pessoas que gostariam de se vacinar, mas não podem por sua condição de saúde. Então quando a gente tem uma alta cobertura vacinal da população, aqueles que estão vacinados acabam protegendo aqueles que não podem se vacinar", destaca Fabiano dos Anjos. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação