Trabalho

Programa Renova-DF abre 3,5 mil vagas de qualificação profissional no DF

O edital foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) e prevê mais 1000 vagas para cadastro reserva. Aprendizes recebem bolsa de R$ 1,1 mil. Saiba como se inscrever no programa

Correio Braziliense
postado em 22/12/2021 13:06 / atualizado em 22/12/2021 13:06
 (crédito: Arquivo/Agência Brasília)
(crédito: Arquivo/Agência Brasília)

A Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab) publicou edital de chamamento com o objetivo de preencher 3,5 mil vagas para o Programa Renova-DF. As inscrições começam nesta quarta-feira (22/12) e vão até sexta-feira da semana que vem (31/12) e podem ser feitas pelo site da pasta.

Publicado no Diário Oficial do DF (DODF), o edital prevê mais 1 mil vagas para o cadastro reserva. As oportunidades são voltadas para o curso de qualificação profissional de auxiliar de manutenção, com noções de diferentes profissões como: carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

Os aprendizes receberão bolsa de R$ 1,1 mil, além de vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais. As aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) terão duração de 20 horas, distribuídas em 20 horas semanais.

Interessados devem cumprir os seguintes requisitos para participação:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país, que esteja desempregado em busca de nova qualificação e/ou requalificação na área da construção civil;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Comprovar a situação de desemprego (validação será realizada pela Setrab); e
  • Comprovar residência no Distrito Federal.

Inscrições

As inscrições estarão abertas no portal da Secretaria de Estado de Trabalho (www.trabalho.df.gov.br). Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de pré-inscrição do Programa Renova-DF. Quem tiver dificuldades com o preenchimento do documento no site poderá buscar atendimento nas Agências do Trabalhador, das 8h às 17h.

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, é possível entrar em contato com a Subsecretaria de Qualificação Profissional pelo telefone ou WhatsApp: (61) 99198-8727.

Renova-DF

O programa tem o objetivo de qualificar profissionais na área de auxiliar de manutenção, com noções de diferentes profissões como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Os participantes são maiores de 18 anos e estão em situação de desemprego, além de residirem no DF.

Os alunos do Renova-DF recebem uma ajuda de custo, como auxílio transporte e bolsa no valor de um salário mínimo. O benefício é entregue através de um cartão BRB disponibilizado para os candidatos no início do curso.

No entanto, para receber a bolsa mensal, o candidato deve cumprir a carga horária mínima de 64 horas mensais, e para o caso de o certificado de conclusão do curso, deverá ter frequência igual ou superior a 80% da carga horária total e aproveitamento do curso de no mínimo 80%.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação