Pandemia

Viajante internacional que for a unidade de saúde no DF deverá ser testado para covid-19

Secretaria de Saúde afirma também que quem teve contato com os viajantes confirmados com a variante ômicron devem ser testados independente de sintomas.

Samara Schwingel
postado em 23/12/2021 08:41 / atualizado em 23/12/2021 12:01
 (crédito: MIGUEL MEDINA / AFP)
(crédito: MIGUEL MEDINA / AFP)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) emitiu uma circular interna com orientações sobre pessoas que desembarcam em Brasília de viagens internacionais. Segundo o documento, que o Correio teve acesso, aqueles que procurarem os serviços de saúde independente da presença de sintomas, devem ter amostra de amostra de RT-PCR para covid-19 coletada.

O texto ressalta a confirmação de 17 casos da Ômicron na capital federal e orienta, também, que quem teve contato com os viajantes confirmados com a variante ômicron devem ser testados independente de sintomas. “Todos os casos positivos devem ser comunicados ao Cievs pelo e-mail, contendo data e hora do voo, além de cópia da notificação do E-SUS”, diz.

Ômicron

Nesta quarta-feira (22/12), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) confirmou mais um caso de covid-19 com a variante ômicron proveniente de Kingston, no Canadá. Trata-se de uma passageira do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, vacinada com duas doses, sendo a primeira dose com a vacina da Pfizer e a segunda dose da vacina Moderna.

A paciente apresentou sintomas leves e já é considerada curada. Sendo assim, atualmente, o DF conta com 17 casos confirmados da variante, sendo 14 de pessoas vindas de Cancún, duas da África do Sul e uma do Canadá. Três casos são considerados curados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação