INFLUENZA

Vacina: Saúde do DF recebe da OAB doação de 4 mil doses da influenza

Após secretaria dizer que vacina da influenza está em falta no DF, OAB-DF decidiu doar 4 mil doses para a vacinação da população do DF. Repasse deve chegar à rede de frio na quinta-feira (6/1)

Pablo Giovanni*
postado em 05/01/2022 18:22
 (crédito:  Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

Após afirmar que estoques de vacina contra a influenza estão quase zerados na rede pública de saúde, a Secretaria de Saúde do DF deve receber, na quinta-feira (06/01), 4.055 doses para a imunização da população do Distrito Federal. O repasse de doses é feito por meio de doação da Ordem dos Advogados do DF (OAB-DF) e foi aceito pela Secretaria de Saúde do DF.

De acordo com o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAA–DF), Eduardo Uchoa Athayde, o repasse à secretaria se dá após a campanha de imunização dos advogados e familiares ter sido bem sucedida. “Fomos surpreendidos com a informação que o Governo do Distrito Federal (GDF) tinha poucas doses disponíveis para a população. Decidimos, então, fazer essa boa ação para que a secretaria possa imunizar o mais rápido a população do Distrito Federal", diz o presidente.

Segundo Athayde, 20 mil advogados e familiares foram imunizados em 2021 com a influenza. Todo o montante da ordem foi adquirido gratuitamente através do convênio com o Instituto Butantan, que produz vacinas contra a gripe e covid-19. “Temos uma parceria de anos com o instituto. Hoje, temos essa capacidade de ajudar as autoridades com questões de vacinação da influenza. Ficamos satisfeitos em poder ajudar nesse momento difícil e converter para a sociedade a nossa participação para que a população tenha saúde”, concluiu.

Em falta

Em nota na terça-feira (4/1), a secretaria informou que algumas regiões administrativas zeraram os estoques da vacina contra a gripe e que não haverá reabastecimento, pois todas as vacinas disponíveis na rede de frio foram distribuídas. O cenário, nesta quarta-feira (5/1), preocupou com a confirmação de 26 casos da Flurona — coinfecção de influenza e covid-19.

Em dezembro, especialistas ouvidos pela reportagem do Correio fizeram o alerta para um possível risco de surto de gripe no DF. À época, quando ainda não havia a possibilidade de coinfecção entre os dois vírus, o pneumologista Ricardo de Melo, professor da área clínica da faculdade de medicina da Universidade de Brasília (UnB), pontuou que a campanha de vacinação de influenza não atingiu a meta desejada no DF. “Se as pessoas se vacinassem e continuassem com os cuidados preventivos, como o uso de máscara, a higienização das mãos e evitar locais com aglomeração, não teríamos esses surtos de H3N2 que estão ocorrendo em alguns estados”, avalia. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), contudo, descartou surto de gripe no DF na segunda-feira (3/1), apesar de registros de hospitais públicos e privados lotados nos últimos dias.

O DF registrou oito casos de infecção pelo vírus influenza em 2021, sendo três de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) confirmados como Influenza A H3N2 e cinco não subtipados.

Campanha encerrada

Por enquanto, o Rio de Janeiro é o único estado que encerrou a campanha contra a gripe. Segundo a prefeitura da cidade, haverá uma nova aplicação do imunizante em solo carioca em abril. Em dezembro de 2021, o estado enfrentou um surto de gripe. Ao todo, a capital fluminense aplicou 2,9 milhões de doses em toda a campanha. 

Em razão da pandemia da covid-19, mais uma edição do evento mais tradicional do Rio de Janeiro não acontecerá este ano. Os blocos de carnaval de rua do Rio de Janeiro não vão desfilar em 2022, de acordo com decisão do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

 

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação