Previsão do tempo

Dia abafado e com chuva: DF terá máxima de 27ºC nesta quinta

Segundo o Inmet, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora do dia, principalmente no período da tarde com o aumento da nebulosidade

Correio Braziliense
postado em 06/01/2022 08:30
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

A previsão do tempo é de um dia abafado com chances de chuva para esta quinta-feira (6/1) no DF. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima ficará em torno de 27ºC na capital. A temperatura mínima registrada foi de 19ºC. O céu tende a ficar com nuvens, possibilitando pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia, principalmente na parte da tarde. A umidade relativa do ar ficará entre 50% e 95% para o dia.

O meteorologista Heráclio Alves explica que a quantidade de nuvens, o calor e a umidade proporcionam mais chances de chuva. “Há possibilidade de uma chuva mais isolada e pancadas pela manhã, isso não está descartado até por conta da nebulosidade que vai aumentando no decorrer do período. Essa intensificação possibilita as pancadas de chuva no período da tarde, que é mais provável de ocorrer”, ressaltou Heráclio.

De acordo com o meteorologista, a capital passa por uma instabilidade no tempo que causam essas mudanças climáticas. “Estamos em uma área instável, hoje a gente vai ter um dia bem abafado com uma nebulosidade chegando a algumas áreas da capital próximo ao norte e nordeste do DF”, pontuou Heráclio.

O Inmet emitiu alerta amarelo para o perigo das chuvas intensas na região do DF. Os ventos intensos podem atingir de 40km/h a 60km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cuidados

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação