reservatório

Barragem do Descoberto transbordou após atingir capacidade máxima

Cerca de 60% da população do DF é abastecida pelo manancial que atingiu sua cota máxima de 1.030 metros nesta quinta-feira (13/1)

Correio Braziliense
postado em 14/01/2022 13:37
 (crédito: Caesb/Divulgação)
(crédito: Caesb/Divulgação)

O maior manancial da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Barragem do Descoberto, que capta cerca de 4 mil litros por segundo de água, atingiu sua cota máxima de 1.030 metros nesta quinta-feira (13/1) e acabou transborando. A barragem é responsável pelo abastecimento de 60% da população do Distrito Federal.

De acordo com a Caesb, a notícia é boa, mas, mesmo com o reservatório cheio, a recomendação é que a população faça sua parte e não desperdice água, pois o volume de água utilizado por cada cidadão impacta diretamente no abastecimento da população.

De acordo com o diretor de Engenharia da Caesb, Virgílio Peres, o uso consciente da água, que é um recurso finito, deve continuar. “São atitudes simples que devem ser adotadas diariamente”, pontua o diretor.

A Barragem do Rio Descoberto é localizada nas margens da BR-070. O lago descoberto possui 12,5 km² de área de espelho d’água e capacidade para armazenar 86 milhões de m³. O lago abastece Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol e Sol Nascente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação