COVID-19

Filas e muita emoção marcam o início da vacinação de crianças no DF

3.646 meninos e meninas de 11 anos ou com comorbidades receberam a primeira dose ontem. Número corresponde a apenas 1% do total do público-alvo, que soma 268 mil. GDF espera mais doses para continuar imunização pediátrica

Ana Isabel Mansur
Renata Nagashima
postado em 17/01/2022 06:00 / atualizado em 17/01/2022 00:00
 (crédito:  Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Pequenos pacientes, grandes emoções. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 teve início na manhã de ontem no Distrito Federal. Segundo a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 268.206 meninos e meninas na faixa etária na capital federal. A Secretaria de Saúde imunizou 3.646 crianças no primeiro dia de campanha. Proporcionais à expectativa que responsáveis, pais, mães e filhos estavam pelo tão aguardado dia de vacinação infantil, as filas formadas nos postos foram imensas. Em alguns locais, o tempo de espera chegou a três horas.

Inicialmente, a imunização será para crianças de 11 anos e de 5 a 11 anos com comorbidades ou com deficiência permanente. Ao todo, o DF recebeu, na sexta-feira, 16,3 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech pediátrica, especialmente para a vacinação do público. Dessas doses, 10 mil foram distribuídas para as 11 unidades básicas de saúde (UBS) que atenderam os pequenos ontem.

O menino Carlos Adalberto Pereira da Silva, 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19 no DF. A imunização ocorreu por volta das 7h45, na UBS 5 de Taguatinga. Carlos, que tem paralisia cerebral, chegou ao posto de saúde às 2h da madrugada com a mãe, Cleci Pereira da Silva. "Graças a Deus meu filho está vacinado e protegido. Esperamos muito por isso", comemorou. 

Na cerimônia que inaugurou a vacinação para a faixa etária, o governador em exercício do DF, Paco Britto (Avante), destacou a importância do momento para a população do DF. "Esperança é poder ver a felicidade das crianças se vacinando. Foi um momento muito esperado por todos nós", disse.

O secretário de Saúde, General Manoel Pafiadache, afirmou que a data prevista pelo Ministério da Saúde para a chegada de mais doses é 20 de janeiro. "A Secretaria de Saúde segue a distribuição do ministério. Conforme novas doses forem chegando, vamos nos adaptando com seriedade, sempre. Hoje esperamos suprir a necessidade dessas famílias que esperaram tanto por isso", completou o titular da pasta. 

Emoção

Como uma espécie de efeito colateral positivo, o início da vacinação infantil na capital foi tomado pelo sentimento de esperança. Emocionada, Adriana Machado, 42, não conseguiu segurar as lágrimas quando chegou a vez do filho Heitor Machado, 10, tomar a vacina. Segurando a mão da mãe, o menino, também emocionado, dizia "não chora, mãe. Deu certo". A jornalista parou a vida por causa dos cuidados com o filho, que é asmático crônico, durante a pandemia da covid-19. "Hoje é como se fosse o renascimento dele. Foi um tempo de muito sofrimento e, agora, vem a esperança", alegrou-se.

Ansioso, Heitor conta que não conseguiu dormir à espera da tão sonhada vacina. Agora, o menino comemora a conquista. Depois de dois anos isolado em casa, ele finalmente vai poder retornar à escola e às atividades que fazia antes da pandemia. "É só alegria! Vou poder voltar para a escola, praticar esportes, natação e encontrar com os meus amigos", celebrou o garoto. 

Manuela Rodrigues, 9, também não escondeu a felicidade em se vacinar e foi a segunda criança imunizada no Distrito Federal, também em Taguatinga. A partir de agora, ela está mais protegida contra a doença. A mãe da criança, Vitória Rodrigues, explica que as lágrimas vieram depois de lutar contra o vírus. Asmática, Manu teve covid-19 no ano passado, passou nove dias internada e, por causa das sequelas, hoje precisa usar uma muleta. "Não é só uma gripezinha, foi difícil e desesperador. Com a vacina, vem a esperança de dias melhores e alívio por tudo que ela já passou", descreveu Vitória, com lágrimas no olhos.

A pequena Beatriz Araldi, 6, não chorou e ainda fez pose de "forte" no final. "Ê, vacinada!", comemorou a garotinha. Bia tem síndrome de down e estava aguardando a vacinação para voltar a estudar com tranquilidade. Os pais Ivanete Araldi, 48, e Agnaldo Nogueira, 49, comemoraram o avanço da tecnologia e da medicina que possibilitaram a vacinação.

"É um momento emocionante. A expectativa de algo que a protegesse era muito grande. Ela ficou longe da escola e essa questão da socialização faz muita falta. Agora, é só o sentimento de esperança de que tudo vai ficar mais tranquilo", torceu Ivanete. Quem também expressou a alegria em se vacinar por meio de movimentos corporais foi Arthur Silva Alves, 9. O menino, que também é portador de síndrome de down, festejou a primeira dose com uma dancinha. 

Filas

Para garantir a imunização, muitos pais foram para os postos de saúde logo cedo. Em Taguatinga, uma hora depois do início da vacinação, por volta das 9h, a equipe de atendimento conseguiu zerar a fila e quem chegava era atendido na mesma hora, sem precisar esperar. No entanto, na UBS 1 do Guará, às 9h30, a fila ainda era grande, mas andava rápido. O tempo de espera era, em média, de 15 minutos.

Já na UBS 1 do Cruzeiro, o tempo de espera era de uma hora. Os pais e responsáveis, no entanto, defenderam que a demora valeria à pena. No Lago Norte, quem chegou cedo precisou esperar aproximadamente 3 horas para receber a dose. Debaixo de sol quente, as famílias aguardavam a vez com bancos e lanches. "Tem de vir preparado, senão ninguém aguenta esperar", disse Adriano Melo, 53, que levou o filho Lorenzo Melo, 11, para vacinar na UBS 1 da cidade. "Está muito lento e sem estrutura para receber as pessoas. Cheguei por volta das 7h30, não imaginei que fosse demorar tanto", lamentou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Adriana Machado se emocionou com seu filho, Heitor, que sofre de asma crônica
    Adriana Machado se emocionou com seu filho, Heitor, que sofre de asma crônica Foto: Barbara Cabral/Esp.CB
  • Crianças enfrentaram fila para receber a tão esperada dose contra covid-19
    Crianças enfrentaram fila para receber a tão esperada dose contra covid-19 Foto: Barbara Cabral/Esp.CB
  • Beatriz Araldi, 6 anos, não chorou e fez pose de forte no final:
    Beatriz Araldi, 6 anos, não chorou e fez pose de forte no final: "Ê, vacinada"... Foto: Barbara/Esp.CB
  • Arthur Silva Alves, 9 anos, portador de síndrome de down e comemorou a primeira dose da vacina com uma dancinha
    Arthur Silva Alves, 9 anos, portador de síndrome de down e comemorou a primeira dose da vacina com uma dancinha Foto: Barbara Cabral/Esp.CB

Vacinômetro

Crianças vacinadas ontem: 3.646

D1: 88 

D2 e DU: 195

D3: 1658

Previsão de remessas

Nesta semana: 23.634 doses

27 de janeiro: 16,3 mil doses

Fonte: Secretaria de Saúde

 

Crianças de 5 a 11 anos no DF

5 anos: 37.722
6 anos: 37.461
7 anos: 37.502
8 anos: 37.837
9 anos: 38.410
10 anos: 39.181
11 anos: 40.093
Total: 268.206

Fonte: IBGE e Codeplan

Onde vacinar

Confira a lista de locais da vacinação pediátrica contra a covid-19 para esta segunda-feira (17):

UBS 1 Lago Norte (13h às 17h)
UBS 2 Sobradinho II (8h às 12h)
UBS 5 Planaltina (8h às 12h)
UBS 1 Cruzeiro (8h às 17h)
UBS 3 Gama (8h às 17h)
UBS 1 Santa Maria (8h às 17h)
UBS 1 Guará (8h às 17h)
UBS 2 Ceilândia (8h às 17h)
UBS 17 Ceilândia (8h às 17h)
UBS 2 Brazlândia (8h às 17h)
UBS 1 Paranoá (8h às 17h)
UBS 5 Taguatinga (8h às 17h)
UBS 12 Samambaia (8h às 17h)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação