Saúde

Internado desde dezembro, menino com tumor será operado na terça

Caso da criança de 9 anos de idade foi relatado pela mãe ao Correio. Em resposta, o Iges-DF informou que o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Base solicitou a inclusão da criança para cirurgia nesta terça-feira (18/1)

Arthur de Souza
postado em 16/01/2022 22:04
 (crédito: Pedro Ventura/Agência Brasília)
(crédito: Pedro Ventura/Agência Brasília)

O garoto de 9 anos, que está internado no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) desde o dia 30 de dezembro, finalmente será operado. Ele aguarda uma cirurgia de emergência por conta de um tumor no ouvido direito. Na noite deste domingo (16/1), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) divulgou nota informando que a cirurgia será realizada no Hospital de Base (HB) nesta terça-feira (18/1).

Segundo o instituto, a inclusão na agenda de operações pelo Serviço de Otorrinolaringologia do Base ocorreu por causa do quadro clínico do paciente. Ainda de acordo com o Iges-DF, a internação da criança no HB está prevista para segunda-feira (17/1).

Relembre o caso

A denúncia foi feita pela tia do menino, Denise Dias, 31, que postou o pedido de socorro da mãe, Estela Dias, 27, em uma rede social na tarde deste sábado (15/1). Em entrevista ao Correio, Estela contou que o garoto nasceu com uma doença no ouvido direito, mais tarde, a família descobriu se tratar de um tumor e acusa os médicos de negligência.

Segundo a mãe, a primeira operação ocorreu só em 2019, quando o tumor foi tratado de forma temporária. “Ele voltou a reclamar de dores intensas no ouvido ano passado e, em novembro, fomos ao Hospital Base, onde indicaram uma nova cirurgia”, relata. “Só que no fim de dezembro as dores pioraram e voltamos para o HB. Lá me informaram que não tinha leito disponível para que ele pudesse fazer a operação”, contou Estela.

Por conta da falta de leitos no HB, ainda de acordo com a mãe, a unidade transferiu o menino para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) no dia 30 de dezembro, onde ele está até este domingo (16/1).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação