SAÚDE

Hospital de Base terá 42 aparelhos novos após convênio com Ministério da Saúde

Termo foi firmado entre Iges, instituto responsável pela gestão do hospital, e pasta federal. Aparelhos permitem a realização de ressonância magnética, exame de imagem de alta definição e outros equipamentos especializados

Ana Isabel Mansur
postado em 18/01/2022 22:29
Também estão na lista 34 aparelhos de hemodiálise, um litotriptor extracorpóreo para retirada de pedras nos rins e um angiógrafo para realização de exames nos vasos sanguíneos -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Também estão na lista 34 aparelhos de hemodiálise, um litotriptor extracorpóreo para retirada de pedras nos rins e um angiógrafo para realização de exames nos vasos sanguíneos - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Hospital de Base do Distrito Federal vai receber 42 novos equipamentos por meio de quatro convênios com o Ministério da Saúde (MS). Os termos foram assinados pelo diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Gislei Morais. O instituto é responsável pela gestão do hospital. A licitação para compra dos aparelhos será aberta em fevereiro. Não há previsão de chegada dos equipamentos ao hospital.

Entre o maquinário a ser entregue, está um aparelho para ressonância magnética - exame de imagem de alta definição. De acordo com o instituto, o equipamento possui a tecnologia mais avançada existente no mercado. Também estão na lista dos convênios 34 aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças crônicas nos rins, um litotriptor extracorpóreo para retirada de pedras nos rins e um angiógrafo para realização de exames nos vasos sanguíneos.

Há, ainda, dois ultrassons para otimização de diagnóstico de pacientes oncológicas da ginecologia, um vitreófago para cirurgias oftalmológicas, um broncoscópio para exames nas vias áereas e uma serra cirúrgica para expansão dos serviços de cirurgia cardíaca.

Investimentos

Os convênios foram assinados após a Assessoria de Relações Institucionais (Asrei) habilitar o Iges-DF para receber recursos federais, ou seja, emendas parlamentares e verbas de programas do Ministério da Saúde. Os convênios foram publicados no Diário Oficial da União na segunda-feira (17/1).

A Asrei dará continuidade aos trâmites legais dos convênios. Em fevereiro, será iniciada a licitação, que será publicada na Plataforma Mais Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação