Estudantes que não estão matriculados em uma escola da rede pública de ensino, ganharam mais uma oportunidade. Nesta quarta-feira (19/1) foram abertas novas vagas para o ano letivo de 2022, a partir das 14h. O prazo se encerra no domingo (23/1).
Interessados, devem acessar a página da Secretaria de Educação e efetuar o cadastro. O novo prazo está aberto para preenchimento de vagas remanescentes — que estão disponíveis desde a pré-escola (a partir de quatro anos incompletos) até o ensino médio. O número de possibilidades varia de escola para escola, e está restrito àqueles alunos que não estão matriculados na rede.
Entre novembro e janeiro, 26.888 estudantes fizeram a inscrição, segundo a pasta responsável, mas apenas 16.514 confirmaram a matrícula. “Normalmente isso acontece porque o aluno se inscreveu e não gostou da escola onde foi enturmado, gostaria de uma mais perto de casa ou do trabalho dos pais, por exemplo”, explica Cláudia Rachid, chefe da Unidade de Informação e Supervisão da Secretaria de Educação.
Nova Diretriz
A Secretaria de Educação mudou as normas de transferência, e agora a prioridade é concedida aos veteranos. Então, quem já estudava na rede pública teve preferência para mudar de escola – foram 16.273 pedidos para o ano letivo de 2022.
Quando os novos alunos se inscreveram, em novembro, foi necessário fornecer o endereço onde moram e o endereço do trabalho dos pais ou responsáveis. A Secretaria procura direcioná-los para escolas próximas a esses endereços. Nem sempre é possível. Então eles vão sendo alocados onde há vagas disponíveis na etapa do ensino cursado.
Por este motivo, para as vagas remanescentes, as chances são menores de escolher o local onde se vai estudar. Mas é possível que o estudante, pai ou responsável consiga uma unidade perto de casa ou do trabalho.
Serviço
O resultado das inscrições das vagas remanescentes será divulgado no site da Secretaria de Educação no dia 31 de janeiro, a partir das 18h.
A partir desse resultado, o estudante, pai ou responsável deve comparecer à escola na qual foi enturmado, levando os documentos necessários para confirmar a matrícula. Essa fase acontecerá entre 1º e 4 de fevereiro.
A matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve ser feita diretamente com as secretarias escolares que ofertam essa modalidade de ensino, a partir do dia 7 de fevereiro.
Com informações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.