Manutenções

Igrejinha de Brasília receberá manutenções preventivas

No plano de ação estão previstas as trocas das portas, dos bancos, pinturas e serviços na parte elétrica e hidráulica

Rafaela Martins
postado em 20/01/2022 20:05
As reformas já começaram  -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
As reformas já começaram - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como igrejinha, localizada na 307/308 da Asa Sul, recebeu na última terça-feira (18/1) a primeira ação de melhoria anunciada no plano de ação do templo. A previsão é que diversos reparos aconteçam até dezembro de 2022. As portas de entrada, antes de madeira, foram substituídas por uma estrutura metálica, que visa aumentar a segurança da unidade paroquial.

De acordo com o Frei Reinaldo dos Santos Pereira, responsável pela paróquia desde outubro de 2020, a manutenção será custeada por meio de doações feitas pelos fiéis e paroquianos. A campanha “Ação pela Igrejinha” teve início em outubro de 2021, mas ainda está em andamento. Segundo o pároco, a previsão orçamentária ficou em torno de R$ 350 mil, após avaliação de um engenheiro especializado.

“As doações acontecem de forma espontânea por meio da campanha que fizemos, e outras pessoas também se dispuseram. Primeiro começamos com as substituições das portas, por se tratar de uma questão de segurança. Para a próxima semana o plano é encaminhar a restauração dos bancos genuflexórios (apropriados para orar de joelhos), e após isso focaremos na pintura, e na parte hidráulica e elétrica. Esses são os primeiros reparos previstos no plano de ação que nós fizemos após iniciativa do Iphan”, relatou o Frei.

Em setembro de 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou uma cartilha contendo medidas de conscientização sobre bens públicos e sua conservação, chamada ''Preservando Brasília''. A Igreja Nossa Senhora de Fátima está inserida no perímetro tombado do Conjunto Urbanístico de Brasília, inscrito no Livro do Tombo Histórico em 14 de março de 1990. A paróquia foi tombada provisoriamente em 2007, e em definitivo em 2017, como parte do conjunto das obras de Oscar Niemeyer, inscritas no Livro do Tombo das Belas Artes.

Segundo o Superintendente do Iphan-DF, Saulo Diniz, a igreja apresentou um plano de ação após o instituto dar um parecer técnico. “O Iphan apresentou à igrejinha o projeto que mostra a importância da manutenção preventiva dos bens tombados e apresentamos o relatório técnico para os gestores da igrejinha, que nos mostraram um plano de ação que será concluído até dezembro de 2022. Em menos de um ano, o local foi assaltado três vezes”, explicou.

Furtos

Entre outubro e novembro de 2021, o local foi assaltado duas vezes. Na ocasião, criminosos levaram itens como o computador da administração, subtraíram o cofre da paróquia, bagunçaram o interior da igreja, além de deixar o prejuízo financeiro das portas arrombadas. Por isso, medidas estão sendo tomadas para aumentar a segurança do bem público.

Mesmo com a contratação de um zelador, que fica no local até as 21h, as ações negativas não pararam. Imagens de câmeras de segurança internas da igreja estavam funcionando e gravaram diversas ações que permitiram à polícia identificar os responsáveis.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE