Vacinação

Ibaneis anuncia vacinação de crianças de 6 e 7 anos com a CoronaVac

De férias nos Estados Unidos (EUA), o governador Ibaneis Rocha (MDB) informou que iniciará a vacinação de crianças de 6 e 7 anos contra a covid-19 com o imunizante da CoronaVac neste sábado (22/1); veja todos os locais de vacinação

Pablo Giovanni*
postado em 22/01/2022 00:34 / atualizado em 22/01/2022 10:16
 (crédito: Nelson Almeida/AFP )
(crédito: Nelson Almeida/AFP )

O governador Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, no fim da noite de sexta-feira (21/1), que iniciará a vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 a 7 anos com a vacina CoronaVac a partir deste sábado (22/1). A decisão veio após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso do imunizante fabricado pelo Instituto Butantan em pessoas de 6 a 17 anos no país.

Segundo o chefe do Executivo local na mensagem, a partir das 17h, o DF deveria começar a vacinar crianças de 6 e 7 anos em quatro pontos distribuídos em quatro regiões administrativas. Contudo, a secretaria corrigiu a informação e divulgou que de 9h até às 17h deste sábado ocorrerá a vacinação da nova faixa etária incluída. Ainda no sábado (22/1), a pasta irá prosseguir com a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos, com comorbidade ou deficiência, e de 8 a 11 anos sem comorbidades com a vacina da Pfizer pediátrica - frasco laranja. Veja o tweet do governador.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) ainda afirmou que tem disponível 2.688 doses do imunizante da Pfizer pediátrica, e que serão aplicados em três unidades do DF (veja locais abaixo). A pasta trabalha com a hipótese de que as doses possam acabar ainda no sábado. Caso isso ocorra, os brasilienses serão avisados, ainda na fila, quando as doses estiverem acabando. A expectativa da secretaria é receber mais doses na próxima semana.

Vacinação

Os postos de vacinação para as crianças com as doses da CoronaVac será o mesmo onde os adultos estão sendo imunizados. Para a dose aplicada, não há diferença: é a mesma quantidade na seringa aplicada em crianças e adultos, no caso da CoronaVac. Haverá fila separada para vacinar cada público, uma vez que o imunizante da Astrazenenca, que não é permitido em crianças, será aplicado nas mesmas unidades onde haverá a vacinação com a CoronaVac em crianças de 6 a 7 anos. Desde 7 de dezembro, quem tiver mais de 18 anos e ainda não tomou nenhum dose da vacina contra a covid-19 pode escolher com qual vacina prefere se vacinar.

Carro da vacina

O GDF adotou mais um modo de ir atrás dos brasilienses que ainda não se vacinaram, e usará o carro da vacina para isso, que volta as ruas neste sábado (22/1). A rota será a mesma da semana passada: a região do Sol Nascente, que se tornou região administrativa em agosto de 2019. O carro percorrerá oito etapas da cidade, das 9h às 17h. 

Locais de vacinação para este sábado (22/1) no DF
Locais de vacinação para este sábado (22/1) no DF (foto: SES-DF/Divulgação)

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação