Vacinação

200 mil pessoas não se vacinaram contra covid; outras 120 mil não tomaram a D2

Informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (27/1)

Rafaela Martins
postado em 28/01/2022 01:11
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) declarou, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (27/1), que quase 200 mil pessoas não iniciaram o esquema de vacinação contra covid-19. Outros 120 mil tomaram a primeira dose, mas não voltaram aos postos de atendimento para completar o ciclo vacinal. 

O DF atingiu a marca de 5.281.008 vacinas contra a covid-19 aplicadas. Atualmente, 85,23% da população com cinco anos ou mais já recebeu pelo menos a primeira dose. De acordo com o secretário de saúde, general Manoel Pafiadache, os números podem melhorar. “Já vacinamos muito. Mas não estamos satisfeitos ainda”, declarou.

O responsável destacou as ações para ampliar a vacinação, com novos locais e opções de horários. “O não vacinado muitas vezes não teve oportunidade. E nós estamos criando oportunidade por meio de uma busca ativa fora dos nossos muros”, completou o gestor.

Novas doses

O Ministério da Saúde deve enviar mais 23.400 doses da vacina Pfizer-BioNTech para serem aplicada em crianças de 5 a 11 anos, no domingo (31/1). O imunizante CoronaVac também é utilizado no público de 6 a 11 anos.

“É importante vacinar a criança para que ela não seja um fator exposição da família”, explicou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno. Ele ressaltou que até o momento não houve nenhum efeito adverso grave registrado no DF.

Além disso, os gestores ressaltaram a importância de levar o cartão de vacinação das crianças para o recebimento da dose. É preciso um intervalo de pelo menos 15 dias entre a aplicação da vacina da covid-19 e a de outros imunizantes do calendário regular.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação