Chuva?

Inmet emite alerta amarelo para fortes chuvas e ventos no DF

Com possibilidade de fortes chuvas e ventos no DF, a expectativa para o mês de janeiro é de mais chuva. Na reta final de 2021, o Distrito Federal registrou o mês de dezembro mais chuvoso dos últimos sete anos

O clima aberto e ensolarado no Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (05/01) pode enganar muita gente que pensa que os próximos dias e o mês de janeiro serão de dias firmes e sem chuva. Em alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), consta que o DF entrou em alerta amarelo, com possibilidades de chuvas intensas e ventos intensos que podem chegar a 60 km/h em alguns pontos isolados da capital federal até as 10h de quinta-feira (06/01).

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, o contraste do clima pela manhã fez com que o alerta fosse traçado pelos meteorologistas. “Analisamos as condições de tempo e, assim, determinamos como será o aviso. Olhando agora para o radar, satélite e estação, está tendo essa previsão (chuvas e ventos intensos), mas em pontos isolados. Estamos analisando se haverá mudança ou não na condição do tempo, como o radar nos sinaliza. Vamos ver”, disse.

Para janeiro

De acordo com Andrea, janeiro, de praxe, deve ser de chuva no Distrito Federal, mais pela característica da estação do ano, que deve se alastrar até meados de março. “O tempo de janeiro tem essa característica, ainda mais pela estação do ano que é o verão. A questão de muitas nuvens de uma hora pra outra, caso houver, vão vir com pancadas de chuva e rajadas de vento”, disse.

Dezembro mais chuvoso dos últimos anos

O Distrito Federal registrou o mês de dezembro mais chuvoso dos últimos sete anos. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o dia 1º e segunda-feira, o volume de precipitações estava em 353 milímetros. Esse índice ultrapassou em 45% a média esperada para o período, de 241,5mm.

O meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo explicou que, apesar do grande volume de água em 2021, a quantidade de chuva não está sendo atípica. “Os meses mais chuvosos são novembro, dezembro e janeiro, então, mesmo que esteja acima da média, é o esperado”, detalha. A última vez que choveu mais em dezembro do neste 2021 foi em 2014, quando o instituto registrou 376,7 milímetros.

 

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira