concessão

Licença ambiental do Zoológico de Brasília é renovada pelo Ibram

Fundação poderá continuar desenvolvendo suas atividades. Termo assinado tem validade de 10 anos e autoriza a instituição a desenvolver ações de pesquisa e preservação

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) teve a Licença de Operação (LO) renovada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A concessão autoriza a fundação a desenvolver ações de conservação, pesquisa e preservação da fauna brasileira no Distrito Federal. O termo assinado tem validade de 10 anos.

A licença é a última etapa do processo de licenciamento e autoriza o início das atividades de um empreendimento ou pesquisa científica. No caso da renovação, o empreendimento já possui a LO, e ela sendo aprovada, o estabelecimento passa a ter respaldo para continuar o exercício de suas atividades.

Em 2021 a fundação tornou pública a solicitação de renovação de LO ao Ibram. Entre as exigências do termo de licença estavam apresentar anualmente declaração da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) sobre o uso de recursos hídricos superficiais; respeito às áreas de preservação permanente que existem no local; apresentação anual de comprovante de coleta de resíduos sólidos biológicos e químicos; além de adotar medidas que impeçam os processos erosivos dentro da área do Zoológico.