Pandemia

Covid-19: Saúde mobiliza mais 86 leitos nos hospitais do DF

Procedimentos eletivos começam a ser remarcados para dar maior espaço nos hospitais ao combate contra o coronavírus

Paulo Martins*
postado em 01/02/2022 16:54 / atualizado em 01/02/2022 16:54
 (crédito: Davidyson Damasceno/ASCOM IGESDF)
(crédito: Davidyson Damasceno/ASCOM IGESDF)

A rede pública de saúde do Distrito Federal mantém a oferta de leitos de UTI, UCI e enfermaria para pacientes com covid-19, mesmo com a alta no número de internações. Nesta terça-feira (1/2), foram mobilizados mais 20 leitos de UTI no Hospital Regional do Gama, seis unidades pediátricas no Hospital da Criança e mais 10 no Hospital Regional de Samambaia. Assim, a unidade passa a ter 50 leitos adicionais de enfermaria para o enfrentamento da pandemia.

O Hospital Regional de Samambaia já é exclusivo para atendimento da covid-19, com exceção da sua maternidade. O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), por sua vez, chega a 52 leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento do coronavírus. Ao todo, o Distrito Federal conta hoje com 95 leitos de UTI ativos, 30 de UCI e 171 de enfermaria exclusivos para a covid-19. Os índices de ocupação estão em 91,5%, 90% e 87,7%, respectivamente.

De acordo com o Secretário de Saúde, General Manoel Pafiadache, a mobilização de novos leitos ocorre conforme o aumento da demanda e envolve a contratação de unidades da rede privada e, se necessário, do Hospital da Polícia Militar. O gestor afirma que a abertura de leitos no DF é diária. Também houve reforço das atividades para o giro de leito, isto é, tão logo haja uma alta ou transferência, as equipes atuam para disponibilizar a vaga para outro paciente.

Para adequar a capacidade da rede ao atual momento da pandemia, a pasta deu início ao reagendamento de procedimentos, como cirurgias eletivas, que possam ser remarcadas: estão mantidos os transplantes e as cirurgias oftalmológicas, cardíacas, ortopédicas e de urgência, além das situações judicializadas. Além da ampliação dos leitos, a medida também possibilita que médicos especialistas reforcem o atendimento hospitalar, além de reduzir o fluxo de pacientes nos hospitais.

O Secretário-Adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno, diz que a pasta está fazendo um plano de retorno para conseguir fazer mais cirurgias e assim colocar em dia a fila de cirurgias. O objetivo é atender tanto à demanda do atual momento, quanto diminuir a fila de espera, que cresceu por conta da interrupção das cirurgias eletivas em 2021.

A medida auxilia a assistência a possíveis casos graves de covid-19: na segunda-feira (31/1), as informações do GDF apontavam apenas 10 leitos de UTI vagos em todo o Distrito Federal, com pouco mais de 50 mil casos ativos do vírus na capital.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF e Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação