VIOLÊNCIA

Encontro virtual discute ações de combate à violência de gênero no DF

Coordenada pela Secretaria da Mulher, a reunião teve o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento contra a violência feminina no Distrito Federal

Rafaela Martins
postado em 14/02/2022 19:19 / atualizado em 14/02/2022 20:27
 (crédito:  Fernando Lopes/CB/D.A Press)
(crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press)

A 1ª Reunião da Rede Distrital de Promoção da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar foi realizada, nesta segunda-feira (14/2), com objetivo de esclarecer como cada órgão pode contribuir para fortalecer a rede de enfrentamento à violência e elaborar um plano de trabalho e ação integrado para a proteção da mulher, com detalhamento das ações.

O próximo encontro está agendado para quinta-feira (24/2). Nesta ocasião, cada pasta deverá apresentar as ações e as propostas pertinentes a sua temática, além das contribuições que fortalecem a atuação da rede.

Além da secretária da Mulher, Ericka Filippelli, estiverem presentes no encontro virtual representantes das secretarias de Saúde; de Desenvolvimento Social; de Justiça e Cidadania; de Segurança Pública; de Educação; polícias Civil e Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Tribunal de Justiça; Ministério Público e Defensoria Pública.

“Acredito que a gente tem hoje, na rede de enfrentamento do DF, programas extraordinários não só para denúncia, como o ‘Maria da Penha Online'; o ‘Proteja-se’; o ‘Viva Flor’, mas também para prevenção, como a ‘Aliança Distrital’ e o ‘Maria da Penha vai à Escola’. Ainda temos os nossos Centros Especializados de Atendimento à Mulher; a Casa da Mulher Brasileira, além de políticas e programas junto ao Judiciário, ao Ministério Público e à Defensoria. Então, o que precisamos é trabalhar no aprimoramento desses programas e na nossa integração”, reforça a secretária Ericka.

A rede pretende traçar, em conjunto, as políticas de prevenção e de combate à violência de gênero. Cabe aos membros responsáveis, entre outras, a competência de monitorar e avaliar as medidas adotadas para garantir o cumprimento da legislação federal e distrital sobre o tema.

Com informações da Secretaria de Estado da Mulher (SMDF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação