Exorcista

Suspensa manifestação de fiéis em apoio ao padre exorcista

Religioso perdeu a permissão de celebras missas e sessões de exorcismo. Arquidiocese não deu detalhes a respeito da decisão e o sacerdote diz que aguarda uma definição

Ana Maria Pol
postado em 16/02/2022 15:29 / atualizado em 16/02/2022 15:29
Padre Vanilson diz que permanecerá em Brasília, sem exercer o ministério -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Padre Vanilson diz que permanecerá em Brasília, sem exercer o ministério - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Foi cancelada a manifestação que fiéis estavam organizando, pelas redes sociais, em apoio ao padre Vanilson Sousa Silva, único exorcista do Distrito Federal, que perdeu a permissão para realizar missas e sessões de exorcismo. A manifestação aconteceria no sábado (19/2), na Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral de Brasília. O religioso falou com os fiéis, por meio de um vídeo, pedindo que mantenham suas orações e evitem qualquer tipo de “manifestação”. 

O ato seria uma resposta à proibição feita pela Arquidiocese de Brasília a respeito da atuação ministerial do padre Vanilson Sousa. Na terça-feira (15/2), um abaixo-assinado foi criado pedindo a volta das celebrações do sacerdote na capital federal. Até a publicação da reportagem, a petição acumulava um total de 4.354 assinaturas. A proibição de realizar missas e sessões de exorcismo está em vigor desde a última quinta-feira (10/2). Até então, os motivos que levaram ao afastamento não foram divulgados.

Além de exorcista, o padre Vanilson atua como vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lago Sul), e é o fundador da Associação Padre Júlio Negrizzolo – Centro de Espiritualidade Rosa Mística e Comunidade Católica Filhos de Rosa Mistica, em São Sebastião. 

Pronunciamento

A proibição de realizar missas e sessões de exorcismo na capital federal foi confirmada pela Arquidiocese de Brasília, em nota oficial assinada pelo Gabinete Episcopal. No texto, a instituição religiosa informa que, em breve, será “oportunamente nomeado outro sacerdote para a função de exorcista”. O Correio questionou a Arquidiocese de Brasília quanto aos motivos que levaram o padre a ser afastado das atividades, mas a resposta foi a nota oficial publicada no site da instituição.

O Padre Vanilson também foi procurado pela reportagem, mas não respondeu. O espaço segue aberto para manifestação. Em mensagem encaminhada aos fiéis na última sexta-feira (11/2), o religioso expôs o caso. “Os senhores bispos se reuniram com o meu superior provincial e exigiram minha retirada imediatamente. Me senti violentamente desrespeitado, porque todas as reuniões foram feitas sem a minha presença. Eu, como objeto das reuniões, nunca fui ouvido”, desabafou.

Padre Vanilson diz que permanecerá em Brasília, sem exercer o ministério. “Tem a comunidade e a associação padre Júlio Negrizzolo, que não posso deixar sem antes encaminhar essa situação”, respondeu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação