DESINFORMAÇÃO

Covid-19: Secretaria de Saúde desmente fake news sobre mortes de vacinados no DF

Pasta distrital detalhou dados apresentados fora de contexto em mensagem que circula na internet e contestou números de mortes entre pessoas vacinadas contra a doença. Secretaria ressalta que indicadores não devem ser analisados isoladamente

Arthur Ribeiro*
postado em 16/02/2022 23:16 / atualizado em 16/02/2022 23:16
Peça publicitária divulgada pela SES-DF para alertar sobre conteúdo analisado de maneira equivocada -  (crédito: Secretaria de Saúde)
Peça publicitária divulgada pela SES-DF para alertar sobre conteúdo analisado de maneira equivocada - (crédito: Secretaria de Saúde)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) desmentiu, nesta quarta-feira (16/2), uma desinformação que circula na internet sobre a morte de vacinados e não vacinados contra a covid-19. A pasta informou que a notícia descontextualiza o cenário e induz à má-interpretação sobre a eficiência da imunização contra o novo coronavírus.

A imagem em questão afirma que foram confirmadas 16 mortes pela doença em 14 de fevereiro, todas entre pessoas imunizadas, e que, dos óbitos registrados de 1º a 14 de fevereiro, 81 seriam de pessoas que receberam doses contra a covid-19, enquanto dois foram de não vacinados. No entanto, a SES-DF reforça que os números não devem ser analisados isoladamente.

Além disso, a confirmação do óbito pela pasta não necessariamente ocorre na mesma data da morte. Isso porque, em alguns casos, a secretaria aguarda resultado de exame da vítima para detecção da covid-19. No caso das 16 vítimas mencionadas na fake news, a SES-DF respondeu que 14 não haviam recebido a dose de reforço e só duas estavam com a imunização em dia.

Outros pontos que a pasta apresenta para contestar a desinformação: as 16 pessoas tinham mais de 50 anos; metade apresentava idade superior a 80; e três eram imunossuprimidas, portanto, poderiam ter tomado a quarta dose prevista para o grupo. 

Taxa de mortalidade

As fake news divulgadas fizeram a pasta produzir materiais publicitários para alertar a população a respeito dos dados informados de maneira indevida na mensagem. Recentemente, após questionamentos do Correio, a SES-DF informou que revisaria a forma de apresentação dos dados nos boletins epidemiológicos que levou às interpretações equivocadas.

Entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro, o DF registrou 93 mortes de pessoas com mais de 60 anos por causa da covid-19. Entre essas vítimas, 79 não haviam recebido a terceira dose. O restante estava com o ciclo vacinal completo.

Para idosos que receberam até as duas primeiras aplicações, a taxa de mortalidade é de, em média, 164 para cada 100 mil habitantes. Entre os que tomaram o reforço, o número cai para 4. Ainda assim, 14,4% do público com mais de 60 anos não recebeu a dose 3 do imunizante no DF.

Entre a população geral, do grupo que recebeu a dose dois há, no mínimo, quatro meses, apenas 30,1% tomou a terceira

*Estagiário sob supervisão de Jéssica Eufrásio

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação