Secretaria de Economia

Pessoas com Deficiência podem solicitar isenção de IPVA no DF

Pedido deve ser feito pelo site da Secretaria de Economia e interessados precisam ter um veículo no valor de até R$ 140 mil

Rafaela Martins
postado em 16/02/2022 19:15 / atualizado em 16/02/2022 19:31
Para pedir o benefício, o cidadão deve acessar o Atendimento Virtual da Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC). -  (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press - 11/11/14                      )
Para pedir o benefício, o cidadão deve acessar o Atendimento Virtual da Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC). - (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press - 11/11/14 )

Para solicitar o reconhecimento de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de propriedade da pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, o valor limite é de até R$ 140 mil.

Para pedir o benefício, o cidadão deve acessar o Atendimento Virtual, por meio da Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC). Interessados precisam acessar o menu Pessoa Física, e clicar na aba “IPVA”.

O veículo automotor deve ser adquirido diretamente pela pessoa com deficiência e, no caso, de interdito, pelo responsável legal , em nome do beneficiado.

Na plataforma da pasta responsável, o cidadão deve incluir os seguintes documentos: ato de nomeação do curador, se for o caso; cópia da carteira de identidade, em caso de beneficiário menor de idade ou interdito; Declaração de Serviço Médico Privado Integrante do Sistema Único de Saúde – SUS, se for o caso;

Além disso, o cidadão precisa da Certidão Negativa de Débitos relativos à Dívida Ativa do Distrito Federal e laudo/formulário médico (cada deficiência tem um tipo específico de documento).

Com informações da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação