Cidades, segurança

Furtos de cabo de energia cresce 131% e campanha alerta para os riscos

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o furto a cabos de energia aumentou em 131%. Prática danifica a estrutura de abastecimento de energia e autores podem perder a vida durante o crime

Marilene Almeida*
postado em 23/02/2022 16:56 / atualizado em 23/02/2022 16:56
Quando cabos de energia são furtados, criminosos tentam revendê-los em mercado ilegal -  (crédito: PMDF/Divulgação)
Quando cabos de energia são furtados, criminosos tentam revendê-los em mercado ilegal - (crédito: PMDF/Divulgação)

Foram registrado 621 casos de furtos de cabos de energia em 2021, número representa um aumento 131% das ocorrências em comparação ao ano de 2020. Pelo menos 50 mil pessoas, entre comércios e residências foram impactadas pelos crimes, totalizando 50h de interrupção de energia na capital. Diante desse cenário,  a Neoenergia Brasília, em parceria com a CEB Ipes – responsável pela iluminação pública – e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, lançam uma campanha digital para inibir e conscientizar a população sobre os riscos dessa prática.

Até sábado (26/02), conteúdos informativos serão disparados pelas redes sociais alertando sobre as consequências para a cidade e os perigos para os criminosos, além de orientações de como a população pode denunciar. É possível conferir os conteúdos no Twitter e Instagram em @neoenergiabsb. 

Quando cabos de energia são furtados, o abastecimento é interrompido gerando transtornos para a população e a queima de eletrodomésticos. Dados da Neoenergia Brasília e da CEB Ipês mostram que foram contabilizados o roubo de mais de 100 quilômetros de cabos, distância equivalente ao percurso que vai de Brasília até Abadiânia, no interior de Goiás. As regiões da capital federal mais atingidas são as que possuem redes subterrâneas, sendo a Asa Norte, a Asa Sul, o Sudoeste e Águas Claras as de maior recorrência. Normalmente, os criminosos tentam revender os cabos no mercado ilegal.

Kerley Sousa, 31 anos, é analista de desenvolvimento de sistema e depende do fornecimento de energia elétrica para manter suas demandas em ordem. A interrupção causada pelo furto de cabos afeta diretamente seus atendimentos. “Trabalho e moro na Asa norte e tem dias que ficamos horas sem energia, o que dificulta muito o andamento do meu trabalho. Há seis dias ficamos 12h sem energia e mesmo entrando em contato com a companhia, o reabastecimento demorou um pouco”, comenta.

Segundo a Neoenergia Brasília, em 2021, do total de registros, 285 foram na Asa Norte, 48 no Sudoeste, 78 na Asa Sul.

O furto de cabos de energia além de criminoso é uma prática perigosa, pois o autor está sujeito a receber uma descarga elétrica. Pessoas que utilizam equipamentos vitais em casa ou nos hospitais também podem perder a vida se ficarem sem o fornecimento de energia.

Denúncia

Aqueles que presenciarem uma ação de pessoas suspeitas , sem o uniforme da Neoenergia Brasília ou da CEB Ipês e com carros descaracterizados. A orientação é ligar e fazer uma denuncia anônima pelo telefone 190 ou ligue no 197.

 *Estagiária sob a supervisão de Juliana Oliveira


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação