Previsão do Tempo

Nevoeiro e sol: tempo inconstante pega brasilienses de surpresa

Brazlândia, Plano Piloto, Sudoeste e Estrutural foram algumas das áreas atingidas pelo nevoeiro que tomou conta da capital federal na manhã desta quinta-feira (24/2)

Ana Maria Pol
postado em 24/02/2022 10:12 / atualizado em 24/02/2022 10:12
O nevoeiro tomou conta de algumas regiões do DF na manhã desta quinta -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O nevoeiro tomou conta de algumas regiões do DF na manhã desta quinta - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O céu do Distrito Federal amanheceu diferente nesta quinta-feira (24/2). Moradores da capital registraram transições bruscas no tempo: nas primeiras horas do dia, um nevoeiro tomou conta do céu em diferentes regiões do DF. Brazlândia, Plano Piloto, Sudoeste e Estrutural foram algumas das áreas atingidas. Mas, ainda pela manhã, a abertura do céu azul, acompanhado do calor, passou a marcar presença na capital federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), será um dia típico de verão, com baixa umidade e altas temperaturas.

A oscilação da climatologia foi registrada em diversas regiões do DF. Segundo o Inmet, o nevoeiro ocorre em função da condensação do vapor da água. “É como se estivéssemos dentro de uma nuvem. Esse fenômeno é decorrente de padrões essenciais como baixa umidade e altas temperaturas. À medida que o sol se intensifica, ele dilui a neblina e o nevoeiro”, pontua a meteorologista Andrea Ramos. De acordo com a especialista, a mudança faz parte do padrão de climatologia do verão. “As temperaturas tendem a evoluir ao longo do dia e, agora, teremos registros de mais calor no DF”, diz. A temperatura máxima deve chegar a 30ºC no DF. Já a mínima foi de 16ºC.

Em relação à umidade relativa do ar, Andrea diz que deve variar entre 95% e 35%. “Em função dessa umidade e temperatura, a tendência é haver pancadas de chuvas, trovoadas isoladas e rajadas de vento durante o final do dia e início da tarde”, diz. A meteorologista diz, ainda, que a climatologia deve continuar até o fim de semana. “Até lá, ficaremos com características fortes do verão”, garante.

Chuva na capital

O fenômeno que provoca as mudanças no tempo é complexo. No entanto, o resultado dele é simples: aquela preguiça para sair debaixo das cobertas e a dúvida se a chuva cai ou não. Isso porque o mês de fevereiro ultrapassou a média esperada, de 183mm. A região do Gama tem o maior valor acumulado: até a manhã desta quinta-feira (24/2), choveu 305,6mm, o que corresponde a 65% acima da média. Águas Emendadas e Paranoá são as regiões que ainda se mantêm abaixo do valor esperado. “Águas Emendadas já choveu 101,8mm e Paranoá tem um acumulado de 141mm”, diz Andrea.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação