MPDFT

Operação fecha 17 estabelecimentos na primeira noite de carnaval

Ministério Público, em parceria com órgãos do GDF, inspecionou 150 estabelecimentos pelo Distrito Federal. Ao todo, 17 foram interditados por promover festa e aglomeração

Rafaela Martins
postado em 26/02/2022 17:53 / atualizado em 26/02/2022 18:05
Um total de 150 estabelecimentos foram inspecionadas em força-tarefa integrada pelo MPDFT -  (crédito: REPRODUÇÃO)
Um total de 150 estabelecimentos foram inspecionadas em força-tarefa integrada pelo MPDFT - (crédito: REPRODUÇÃO)

Em operação realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e por órgãos fiscalizadores do Governo do Distrito Federal (GDF), 150 estabelecimentos comerciais foram inspecionados na sexta-feira (25/2), em diversas regiões.

O coordenador da força-tarefa de enfrentamento da covid-19 durante o período de carnaval, Eduardo Sabo, acompanhou as entidades nas vistorias, incluindo bares no Sudoeste e no Setor de Indústrias Gráficas, e as interdições de duas festas no Conic e no Setor Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).

No total, foram aplicadas 11 multas por irregularidades, descumprimento do protocolo sanitário, poluição sonora e uso irregular de área pública. Ao todo, 17 estabelecimentos foram interditados, no Plano Piloto, Santa Maria, Gama e outros locais. Destes, oito foram fechados.

Houve também uma atuação integrada com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), tendo sido registrados mais de 30 casos de alcoolemia ao volante. “O Poder Público trabalha em três vertentes: primeiro, a conscientização à população; segundo, fiscalização; e, terceiro, a autuação, para garantir que as pessoas conheçam e cumpram normas básicas de proteção à saúde coletiva”, afirmou Sabo.

A fiscalização continuará durante todo o Carnaval, das 18h às 2h da manhã de domingo (27/2), segunda (28/2)e terça (1°/3). Os promotores de Justiça Dênio Moura, Hiza Carpina, Marilda Fontinele, Luiz Humberto Oliveira, Claudia Tomelin e Luciana Bertini participarão das vistorias.

Integram a força-tarefa as Secretarias de Ordem Urbanística (DF Legal), de Segurança Pública (SSP) e de Transporte e Mobilidade (Semob), a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Procon-DF e o Brasília Ambiental (Ibram).

Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação