Muita água

Previsão do tempo para quarta é de chuvas isoladas, nuvens e trovoadas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Brazlândia os índices pluviais ficaram em 13mm. Já em Águas Emendas ficaram em 0.2mm.

Carlos Silva*
postado em 02/03/2022 10:22 / atualizado em 02/03/2022 10:22
A umidade vai variar entre 35% e 95% nesta quarta-feira -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
A umidade vai variar entre 35% e 95% nesta quarta-feira - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

As chuvas em Brasília parecem não dar trégua nem no Carnaval. Nesta quarta-feira (2/3), o brasiliense teve de preparar o guarda-chuva logo cedo. As pancadas isoladas começaram pela manhã. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Brazlândia os índices pluviais ficaram em 13mm. Já em Águas Emendas ficaram em 0.2mm.

A previsão do instituto é de que a temperatura varie entre 16°C e 30°C , com previsão para chuvas isoladas, muitas nuvens e chance de trovoadas pela tarde. Essa condição tende a se manter ao longo da semana. A umidade varia entre 95% e 35%. As rajadas de vento tendem a se manter fracas e moderadas.

Desde o início do ano, o DF recebeu quantidade considerável de chuva. Segundo o INMET, na estação do Sudoeste, os índices para 2022 (até agora) ficaram em 245,6. No Gama, chegaram a 502.6 e no Paranoá, a 304.8. Em Brazlândia, o índice foi de 489.2.

As regiões em que mais choveu foram Gama e Brazlândia, nas quais, respectivamente, os índices foram de 182.6 e 249.4 para o mês de janeiro. Para o mês de fevereiro, essas regiões tiveram índices de 320 mm e 239,9 mm, respectivamente.

A média esperada para o mês de março é de 211 mm. De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, do INMET, isso tende a se manter e a diminuir somente no mês de abril. Apesar disso, ainda haverá períodos de abertura de sol ao longo dos dias. Essas condições fazem com que o DF não tenha alerta de chuvas no momento. No entanto, haverá reunião do INMET na manhã desta quarta-feira (2/3) para decidir sobre o manutenção dessa situação ou sobre o aumento do nível de alerta.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação