Religião

Arquidiocese de Brasília inicia celebrações da Quarta-Feira de Cinzas

Data marca o início da preparação para a Semana Santa. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no Distrito Federal, as celebrações terão início às 12h15

Ana Maria Pol
postado em 02/03/2022 10:32 / atualizado em 02/03/2022 12:12
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A Arquidiocese de Brasília celebra, nesta quarta-feira (2/3), as missas que dão início ao período da quaresma. A data, conhecida como Quarta-feira de Cinzas, marca o início da preparação para a Semana Santa. Durante as missas, cinzas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis ou na testa, como significado de humildade. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no Distrito Federal, as celebrações terão início às 12h15.

A última missa será celebrada às 18h, com a presença de Dom Paulo César, Arcebispo de Brasília. Para a Igreja Católica, a data tem peso especial por marcar o encerramento do período carnavalesco e início da quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual. A tradição pede, ainda, jejum e oração na data, que para alguns fiéis se estende por toda a quaresma.

Apesar de não ser um preceito, mas uma recomendação da Santa Fé, neste ano, a missa de Quarta-Feira de Cinzas terá um apelo maior. Isso porque na última quarta-feira (23/2), o papa Francisco declarou que a data será "um dia de jejum e de oração pela paz" na Ucrânia. À época, o pontífice argentino lançou, ainda, um apelo "a todos os que têm responsabilidades políticas para que façam um sério exame de consciência diante de Deus, que é um Deus de paz, e não de guerra", para que "sejamos irmãos, e não inimigos".

Na Paróquia São José, no Guará I, as celebrações começaram às 10h, e contaram com a presença de cerca de 500 fiéis. Durante a homilia, o sacerdote, conhecido como padre Paulinho, comentou sobre a quaresma e a importância do período para os católicos nos tempos atuais. “Deus é bom, ele nunca é ruim. Tudo que está acontecendo nestes tempos agora, não é a vontade de Deus, mas sim o contrário. É a vontade do homem que é egoísta e malvado”, diz. O sacerdote reforçou, ainda, o pedido do papa Francisco. “Esforcemo-nos para jejuar um pouco mais neste tempo, se desprender do que temos para partilhar, e rezar mais. De maneira especial, pelo fim desta guerra”, completa.

Campanha da Fraternidade

Ainda hoje, a igreja lança a Campanha da Fraternidade, que marca o início do período. Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a temática escolhida para o ano de 2022 busca voltar o olhar das pessoas para a importância da educação integral e formação do ser humano. A abertura oficial ocorrerá com a divulgação de um vídeo às 10h, com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. Será possível acompanhar o vídeo por meio das redes sociais da entidade (Youtube e Facebook) e emissoras de televisão de inspiração católica. A abertura virtual, assim como a do ano passado, é uma escolha da CNBB para evitar a proliferação do coronavírus.

Confira os horários das missas de Cinzas em algumas das Paróquias do DF

Catedral Metropolitana de Brasília
Local: Esplanada dos Ministérios
Hora: 12h15 e 18h

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Local: Lago Sul
Hora: 17h e 19h

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima
Local: 307/908 Sul
Hora: 6h30, 11h e 18h30

Santuário Nossa Senhora de Fátima
Local: 906 Sul
Hora: 18h30

Paróquia São Francisco de Assis
Local: Vicente Pires
Hora: 19h30

Paróquia Santa Maria dos Pobres
Local: Paranoá
Hora: 20h

Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis
Local: Jardim Botânico
Hora: 19h

Paróquia São Judas Tadeu
Local: 908 Sul
Hora: 18h30

Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Local: 702 Norte
Hora: 12h15 e 18h30

Paróquia São José Operário
Local: 604 Norte
Hora: 15h e 19h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Fiéis celebram Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia São José, no Guará I
    Fiéis celebram Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia São José, no Guará I Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  • Fiéis celebram Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia São José, no Guará I. Padre Paulinho fala sobre a importância do jejum, oração e doação
    Fiéis celebram Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia São José, no Guará I. Padre Paulinho fala sobre a importância do jejum, oração e doação Foto: ED ALVES/CB
  • Fiéis celebram Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia São José, no Guará I
    Fiéis celebram Quarta-Feira de Cinzas na Paróquia São José, no Guará I Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação