Religião

Arquidiocese de Brasília promove formação sobre Campanha da Fraternidade 2022

Com o tema "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor", a campanha marca o início da quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa para os católicos

Ana Maria Pol
postado em 24/02/2022 12:12 / atualizado em 24/02/2022 12:13
 (crédito: Reprodução/Arquidiocese de Brasília)
(crédito: Reprodução/Arquidiocese de Brasília)

Na próxima quarta-feira (2/3), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançará a Campanha da Fraternidade de 2022 e, para dar início aos trabalhos, a Arquidiocese de Brasília promoverá uma formação arquidiocesana. Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, o evento marca o início da quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa para os católicos.

O evento é organizado pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e contará com a presença do Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, como também de especialistas no tema proposto para a campanha deste ano. A temática escolhida para o ano de 2022 busca voltar o olhar das pessoas para a importância da educação integral e formação do ser humano. É o que explica Hélio José da Silva, integrante da coordenação de pastoral da Arquidiocese.

“Neste ano, será enfatizada a importância da educação integral, ou seja, olhar a pessoa como um todo, sem dar enfoque apenas à educação formal. O ato de educar envolve todos os aspectos da vida da pessoa, para que seja cada vez mais humano”, explica Hélio. Com abordagens de temas inquietantes, a campanha da fraternidade acontece desde 1962, na Arquidiocese de Natal. Desde então, anualmente, a CNBB propõe uma temática que envolve uma questão de natureza social para que todos possam viver e analisar durante o período quaresmal.

Segundo Hélio, a cada ano, a arquidiocese realiza sua campanha e, embora seja patrocinada pela Igreja Católica, é voltada para a sociedade como um todo. “Não se pode falar de educação apenas para os católicos. Se fala para um conjunto de sociedade e para todas as pessoas que convivem juntas”, reitera.

De acordo com o integrante da coordenação, o evento de formação será aberto a todos que têm interesse no assunto. Ainda por conta das restrições da pandemia, a formação acontecerá de forma híbrida, contando com um número limitado de participantes, e será transmitida on-line pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Brasília. Os interessados em participar presencialmente da formação, que acontecerá no auditório da Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga, devem fazer sua inscrição no site da Arquidiocese.

Continuidade do trabalho

Hélio explica, ainda, que a campanha tem o intuito de fazer com que as pessoas promovam uma reflexão sobre o tema proposto. “Quando a igreja propõe isso, ela diz que é preciso se atentar aos problemas inerentes à educação. Se reúnam, seja com parceiros públicos ou privados, para encontrar soluções para os problemas envoltos nessa temática”, reitera. “Estamos oferecendo uma oportunidade de reflexão sobre um tema de relevância para a sociedade. O objetivo é estimular a sociedade para que seja um autor, sujeito da educação. E isso vale tanto para o governo, quanto para instituições civis, organizações, igrejas, paróquias”, completa.

Além do encontro promovido pela Arquidiocese, que tem o objetivo de oferecer um pouco mais de subsídio para as paróquias e movimentos da igreja, o integrante da coordenação diz que a campanha será trabalhada ao longo do ano. “Uma campanha, pela própria natureza, tem um início, meio e fim. Durante esse período, esperamos sugerir alternativas. As pastorais, paróquias, poderão identificar várias, e a Arquidiocese vai promover eventos, reuniões, formações com públicos específicos”, reitera. De acordo com Hélio, a programação deve ser estruturada durante a quaresma.

Abertura oficial

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 ocorrerá com a divulgação de um vídeo às 10h, na próxima quarta-feira (2/3) com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. Será possível acompanhar o vídeo por meio das redes sociais da entidade (Youtube e Facebook) e emissoras de televisão de inspiração católica. A abertura virtual, assim como a do ano passado, é uma forma de prevenção contra a covid-19.

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Serviço

Formação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade 202

Data: 26/02/2022

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório da Universidade Católica de Brasília

QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF – CEP: 71966-700

Necessário fazer inscrição para participação presencial no link

Para mais informações entre em contato com a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral: (61) 3213-3341 / 3213-3342, ou pelo e-mail pastoral@arquidiocesedebrasilia.org.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação