Obituário

Morre José Luiz Villar, vice-diretor da Faculdade Educação da UnB

Professor de história formado em 1985, Villar realizou doutorado no curso pela Universidade de Brasília, em 2002. Anos depois, foi professor visitante e adjunto da Faculdade, até fazer parte da diretoria

Eduardo Fernandes*
postado em 02/03/2022 18:03 / atualizado em 02/03/2022 22:45
José Luiz Villar Mella, era vice diretor da Faculdade Educação desde 2018 -  (crédito: Arquivo pessoal)
José Luiz Villar Mella, era vice diretor da Faculdade Educação desde 2018 - (crédito: Arquivo pessoal)

O vice-diretor da Faculdade Educação da Universidade de Brasília, José Luiz Villar Mella, 62 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (2/3) vítima de uma parada cardiorrespiratória fatal. Na diretoria desde 2018, Villar formou-se em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1985. 

A conclusão de seu doutorado, também em história, se deu pela Universidade de Brasília (UnB), no ano de 2002. A trajetória do pesquisador na UnB começou em 2005, quando ingressou como professor visitante de História da Educação. Cinco anos depois, tornou-se professor adjunto na Faculdade Educação, onde foi coordenador de graduação do curso de pedagogia e coordenador de extensão.

Integrante da chapa da diretoria com Villar, a diretora da Faculdade Educação, Liliane Campos Machado, 47, relata que a perda do amigo é triste e irreparável. Para ela, o companheiro de trabalho era um exímio profissional. “Um parceiro disponível, sempre disposto a ajudar. Sempre tinha um conselho sábio, uma orientação e um ensinamento”, diz. Um colega ímpar, nas palavras de Liliane, que fala do ex vice-diretor com muito carinho. 

O extenso currículo de Villar traz passagens pela docência em universidades privadas da capital e pela Casa Civil, quando exerceu a função de coordenador de projetos no governo Lula. O professor também era representante da UnB como presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho do Distrito Federal. Villar integrava a equipe de pesquisadores do grupo Museu da Educação.

Casado e pai de duas jovens — uma de 25, outra de 23 anos —, José Luiz acreditava que, só a partir do ensino, seria possível construir um futuro com uma base sólida. Apaixonado pela docência, pela leitura e pela escrita, o professor nasceu para o ofício, segundo a filha mais velha, Estela Villa.

Estudante de ciências sociais na UnB, Estela conta que, quando o pai andava pelos corredores da universidade, lembrava um prefeito, pois conversava com diversas pessoas e conhecia outras centenas. “E todos os alunos tinham um imenso carinho por ele, que dedicou a vida para mostrar que a educação transforma”, acrescenta a jovem.

A despedida do educador será nesta quinta-feira (3/3), a partir das 9h, na Capela 5 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento será às 11h30.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação