cidades

Projeto do governo federal profissionaliza 20 agricultoras do Descoberto e Paranoá

Com mulheres no comando, duas novas Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) serão criadas no Distrito Federal

Marilene Almeida*
postado em 02/03/2022 16:40
Atualmente, elas produzem mandioca, banana e abacate. Para montar o CSA, vão ampliar a produção para jiló, berinjela, tomate cereja, rúcula, cebolinha. 
 -  (crédito: ISHARA S. KODIKARA)
Atualmente, elas produzem mandioca, banana e abacate. Para montar o CSA, vão ampliar a produção para jiló, berinjela, tomate cereja, rúcula, cebolinha. - (crédito: ISHARA S. KODIKARA)

 Uma iniciativa multilateral que aplica tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado para a promoção da sustentabilidade nas cidades brasileiras vai beneficiar agricultoras das bacias do Descoberto e Paranoá, no Distrito Federal. Elas serão capacitadas pelo projeto CITInova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As 20 alunas do DF iniciarão o curso no dia 14 de março, com o objetivo de criar duas novas unidades de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA), que é um movimento mundial organizado pela sociedade civil focado no desenvolvimento agrário sustentável e no escoamento de produtos orgânicos diretamente ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome. Neste modelo de trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo se compromete a cobrir o orçamento anual da produção agrícola, pelo período de um ano (em geral).

Neste modelo, o agricultor deixa de vender seus produtos por meio de intermediários, aprendendo sobre organização e financiamento da produção. Quem escolhe fazer parte de uma CSA, se torna um coagricultor. Passa a colaborar para o desenvolvimento sustentável da região, estimulando o comércio justo e valorizando a produção local, podendo conhecer de perto de onde vem o seu próprio alimento.

Para participar do CSA Brasília o interessado deverá preencher um cadastro para receber informes de palestras, cursos, seminários e demais conteúdos que contribuem para essa formação. Confira o link do cadastro a ser preenchido. 

A Rede de CSA de Brasília já conta com 35 comunidades, e investe na recuperação de Áreas de Proteção Permanente, atuando nas duas bacias que abastecem o DF, Paranoá e Descoberto, com o objetivo de garantir a segurança hídrica da população.

Atualmente, elas produzem mandioca, banana e abacate. Para montar o CSA, vão ampliar a produção para jiló, berinjela, tomate cereja, rúcula, cebolinha.

Descubra o Ponto de Convivência (PC) mais próximo de você,  locais de produção e faça contato direto com a comunidade. 

*Estagiária sob a supervisão de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação