Infraestrutura

Consulta pública aponta 98% de aprovação para reforma da Praça do Relógio

Ideia proposta por secretaria do GDF beirou a unanimidade popular devido aos problemas estruturais no local. Uma reforma total do espaço está programada

Paulo Martins*
postado em 03/03/2022 14:50 / atualizado em 03/03/2022 14:51
A praça de Taguatinga é uma referência para moradores e visitantes -  (crédito: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)
A praça de Taguatinga é uma referência para moradores e visitantes - (crédito: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)

Uma consulta pública proposta pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apontou apoio popular de 98,2% em relação a uma futura reforma na Praça do Relógio, em Taguatinga. O resultado final foi obtido no dia 24 de fevereiro, sendo divulgado apenas nesta quinta-feira (3/3). Dos 280 votos computados, menos de dez não foram a favor da reforma.

Entre as reclamações principais sobre a atual situação da praça, boa parte dizem respeito à infraestrutura do local. Um total de 89,9% das pessoas reclamou da pouca iluminação pública e 87,7% contestou o estado do pavimento. Além disso, 87,4% se preocupa com a arborização e 84,1% relatou pouca segurança na praça. A falta de bancos e lixeiras foi notada por 80,5%. Há ainda problemas como danos nas calçadas, uso de substâncias ilícitas no local e insegurança da população e das habitações ao redor da praça.

O estudante Gabriel França, 19 anos, explica que o problema com o consumo de entorpecentes no local é muito sério. “A Praça do Relógio está decaindo há um bom tempo: o chão está desmanchando, com as pedras se soltando. A fonte está acumulando água, já que não funciona mais. Até o começo da pandemia, havia batalhas de rima na praça, o que movimentava bastante o local e mantinha um ambiente mais amigável. Assim que começou a pandemia, voltou a ser um ponto de venda de drogas e um local hostil de passar quando anoitece”, lamenta.

A Seduh planeja uma reforma na praça e já divulgou um vídeo de uma maquete virtual, veiculado no mesmo momento em que ocorria a consulta pública para pedir a opinião da população sobre possíveis reformas na principal praça de Taguatinga. Confira:

Mesmo com a reforma, Gabriel França diz que a ideia é tardia: “O estado do centro da cidade, como um todo, atrapalha o comércio. O centro da cidade está sujo, já que a terra vermelha da obra (no Túnel de Taguatinga Centro) se espalha pelo centro. A locomoção tanto de carros, como de pedestres, é uma absoluta bagunça: muitas vezes há pessoas correndo para atravessar a rua sem observar direito os carros que vêm na via. Nem mesmo a sinalização resolve esse acúmulo de gente e esse caos no Centro”, declara o estudante.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação