Alerta laranja

Risco de tempestade com queda de granizo põe DF em alerta laranja, diz Inmet

No final de semana, as chances de chuva diminuem, mas não é descartada. Para esta quinta-feira, a temperatura mínima prevista é de 17°C e a máxima é de 30°C, a umidade fica entre 95% e 35%

Yasmim Valois*
postado em 03/03/2022 16:06 / atualizado em 03/03/2022 16:08
Quinta-feira chuvosa com novos riscos de chuva de granizo no Distrito Federal -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Quinta-feira chuvosa com novos riscos de chuva de granizo no Distrito Federal - (crédito: Material cedido ao Correio)

Apesar do calor e dos dias ensolarados que marcaram presença na semana de carnaval, o clima chuvoso de quarta-feira (2/3) prossegue nesta quinta (3/2). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um aviso de cor laranja (estado de atenção), que adverte para a previsão de tempestade e, desta vez, destacou a chance de nova queda de granizo. 

A instabilidade climática pode ocasionar, em algumas regiões, o corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. No início da tarde, vários pontos da capital federal estão com o céu nublado e há grandes indícios de que chuvas intensas podem chegar a qualquer momento.

Em Planaltina, precipitações com fortes ventos, o cenário se repete em outras cidades ao redor do DF como Ceilândia, Guará, Paranoá e Águas Lindas. Em outros pontos da capital, como Lago Norte e Lago Sul chove, mas com baixa intensidade.

Para sexta-feira (4/2) a temperatura mínima prevista é de 17°C e a máxima de 29°C. A umidade estará entre 95% e 40%. No final de semana, as chances de chuva diminuem, porém a possibilidade não é descartada, a temperatura mínima prevista é de 17°C e a máxima é de 30°C, a umidade estará entre 95% e 35%.


O Correio separou algumas dicas para se adotar no período de chuva:

  • Não se abrigue debaixo de árvores para evitar queda de galhos e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Em casos emergenciais, acione a Defesa Civil, telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), telefone 193

*Estagiária sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação