Zoo

Zoológico de Brasília recebe prêmio internacional de enriquecimento ambiental

Em premiação anual, realizada pela ONG Hose2Habitat, o Zoo de Brasília garantiu um prêmio de 300 dólares por ser considerado o melhor na categoria de enriquecimento ambiental

Correio Braziliense
postado em 03/03/2022 17:48 / atualizado em 03/03/2022 18:09
 (crédito: Zoológico/ reprodução)
(crédito: Zoológico/ reprodução)

Em sua primeira participação na premiação, o Zoológico de Brasília foi um dos vencedores no prêmio internacional de enriquecimento ambiental para animais sob cuidados humanos, conquistando o prêmio de US$ 300, dado pela ONG Hose2Habitat, em uma premiação anual. Por mês, a Gerência de Bem-Estar Animal do Zoo desenvolve aproximadamente 300 enriquecimentos para mamíferos, répteis e aves. Os produtos são realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por biólogo e médico-veterinário, que promove o planejamento de acordo com a espécie, a montagem dos enriquecimentos e a observação comportamental após a disponibilização do item.

O objetivo do concurso é divulgar ideias adotadas por outras instituições do mundo para enriquecimento animal. Para participar, a instituição interessada deveria enviar ideias de enriquecimento realizado com materiais de baixo custo e fáceis de encontrar no mercado. Com esse critério, os vencedores são escolhidos por membros da ONG ou por voto popular, a depender da categoria.

No caso do Zoo de Brasília, foram enviados fotos e vídeos de dezenove enriquecimentos confeccionados pela equipe técnica que englobava todas as categorias — físico, alimentar, sensorial, cognitivo e social —, como pneu de trator para o rinoceronte, tambor com frutas para o elefante-africano, bola de mangueira para a onça-pintada e comedouro interativo para a girafa.

Enriquecimento ambiental
Para que os animais não caiam na rotina, atividades de enriquecimento são realizadas durante todo o ano com o objetivo de surpreendê-los positivamente, com estímulos naturais de cada indivíduo. Tais atividades são pensadas e estudadas para cada uma das espécies do Zoo, com o objetivo de promover a saúde física e mental de cada indivíduo.

*Com informações do Zoológico de Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação