Plágio

Estudante assume que plagiou textos de masculinidade feitos por professora da UnB

Nas redes sociais, João Luiz Marques assumiu ter copiado o trabalho e disse que iria entrar em contato com a pesquisadora Valeska Zanello para se retratar diretamente.

Camilla Germano
postado em 04/03/2022 20:07 / atualizado em 04/03/2022 20:07
 (crédito: Reprodução/Instagram - Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Instagram - Reprodução/Twitter)

Na última quinta-feira (3/3), a professora de psicologia Valeska Zanello da Universidade de Brasília (UnB), fez um relato de plágio de trabalhos dela por outro atuante da área. Sem citar nomes, a professora explica em um post do Instagram sobre um “plágio descarado de um estudante de psicologia" e a internet rapidamente identificou que o estudante que a havia plagiado era João Luiz Marques, que atualmente tem mais de 257 mil seguidores no Instagram, onde fala sobre a psicologia das masculinidades. 

No Twitter, muitos seguidores de João se chocaram ao descobrir que os trabalhos “supostamente dele” e que eram muito compartilhados tinham outra autoria.

A partir daí, houve uma certa comoção nas redes sociais e muitos perfis passaram a divulgar a conta de Instagram de Valeska, como forma de retratação e para dar os devidos créditos ao conteúdo.

Vale lembrar que segundo o Código Penal, o plágio de trabalhos acadêmicos é crime e está sujeito a pena de detenção de três meses a um ano, ou multa.

O que dizem os citados

Na postagem do Instagram, Valeska relata vários trechos que João teria usado as mesmas palavras que ela. Além disso, ela afirmou também que muitas pessoas que seguiam ambos alertaram João sobre ele não ter feito a citação correta das informações, mas que foram bloqueadas por ele em seguida.

Um exemplo dado por Valeska é a frase “homens aprendem a amar muitas coisas e mulheres aprendem a amar os homens”, que foi copiada na íntegra e não recebeu o devido crédito.

Na legenda do post ela deixou a seguinte frase também: “Qual é a dificuldade de fazer referência??? Diga NÃO ao apagamento das mulheres na ciência e na produção de conhecimento!!!”.

Confira a postagem na íntegra:


Já João, fez um pronunciamento oficial pelo Instagram afirmando que usou de falas e frases da pesquisadora e que a admira bastante, inclusive, ele afirma que deu os devidos créditos quando foi alertado por outros seguidores.

Ele confirma também ter bloqueado Valeska nas redes sociais por “medo, vergonha e culpa”. “Não é culpa dela, ela tem todo o direito de reivindicar a autoria de seu trabalho, o erro foi meu e isso só amplificou o problema”, disse ele na postagem.

Ele também diz que está tentando contato com Valeska para se retratar diretamente e que se compromete a revisar todos os textos dele e colocar as devidas referências.

Veja a postagem na íntegra:


O Correio tentou entrar com João Luiz Marques para que ele pudesse responder as acusações mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. O canal segue aberto.

Repercussão nas redes sociais

Na postagem de João, muitos seguidores se mostraram decepcionados ao descobrir que o trabalho dele era plágio. “Na minha opinião se vc bloqueou a própria autora e os demais que estavam avisando vc, então vc sabia muito bem o que estava fazendo. Eu fiquei decepcionada”, diz uma seguidora.


“É o famoso caso do “só se arrependeu porque foi descoberto”, diz outra.

Outra pessoa enalteceu o fato dele ter reconhecido o erro: “Muito bom, João! Errou, reconheceu, se retratou e agora é corrigir e seguir em frente”, diz um comentário.

Na postagem de Valeska, muitas pessoas escreveram comentários de apoio. A psicanalista Manuela Xavier, que tem chamado a atenção analisando os participantes do Big Brother Brasil, comentou. “Acabo de saber das denúncias e fico surpresa, embora não chocada. Desejo força a você, querida! Que pena te conhecer nessas circunstâncias, mas que bom que agora conheço a fonte certa!”, disse ela.

No Twitter, muitos estão alertando sobre o plágio e pedindo para que as pessoas sigam Valeska, que é quem tem as falas originais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação