Política pública

Dia da mulher: violência contra a mulher é destaque em agenda deste ano

Secretaria da Mulher divulga programação especial para o mês de março; Ibaneis falou sobre políticas e programas sociais voltados para o público feminino

Eduardo Fernandes*
Renata Nagashima
postado em 08/03/2022 17:43 / atualizado em 08/03/2022 17:43
Secretaria concebeu agenda de eventos e atividades voltadas para as mulheres -  (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
Secretaria concebeu agenda de eventos e atividades voltadas para as mulheres - (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

Para celebrar o mês das mulheres, nesta terça-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o “Março Mais Mulher – 2022”, uma agenda integrada da Secretaria da Mulher com as demais pastas e órgãos do executivo para promover atividades pensadas, especialmente, para o público feminino, incluindo ações voltadas para a proteção e para o combate à violência de gênero, além da promoção da saúde e do incentivo à autonomia econômica da mulher.

A secretária de Estado da Mulher do DF, Erika Filipelli, afirmou que o Dia Internacional da Mulher é representado, em sua visão, com duas palavras: reflexão e coragem. A data, para ela, é uma maneira de refletir sobre a situação do público feminino na capital e seu posicionamento na sociedade. A imposição para lutar por outras mulheres que se encontram imersas dentro de realidades incapacitantes é uma questão a ser enfrentada por todas no futuro.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que há trabalho em todas as áreas para oferecer igualdade de condições sociais para as mulheres do DF. “Não existe dificuldade maior do que ver a questão da violência doméstica, os feminicidios, problemas de empregos e salários diferenciados, discriminação no trabalho, assédio moral e sexual, todas a mazelas que existem em relação às mulheres no seu dia a dia. Nos compete dar instrumentos a essas mulheres e trabalhar ao lado delas”, disse, durante solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e lançamento da agenda Março mais Mulher.

Um total de 90% dos beneficiários de políticas públicas são mulheres, segundo a Primeira dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Rocha, que destacou a autonomia e a independência dessas mulheres no âmbito familiar. Ganhar a liberdade, ser inserida no mercado de trabalho e se desvencilhar da culpa referente à sobrecarga de ser mãe e dona de casa é uma saída para tantas mulheres conseguirem um novo lugar de destaque.

“A gente vive mensurando culpa, se desdobrando, se achando a pior mãe do mundo. Mas temos a vontade de ganhar protagonismo no ambiente de trabalho. Apesar de todas as lutas, somos consideradas o elo a paz e o amor. Enquanto mulher, faço questão de enaltecer a pauta da maternidade” diz Mayara Rocha.



Março mais mulher

Ao longo do mês, a população poderá visitar o Espaço Casa da Mulher Brasileira (CMB), no JK Shopping. No local, há uma simulação do equipamento que fica em Ceilândia. O objetivo é permitir que a população entenda melhor como funcionam os serviços disponíveis na CMB e explicar como, e onde, a vítima de violência doméstica e familiar pode procurar ajuda.

Servidores da Secretaria da Mulher estarão no local oferecendo orientações quanto ao atendimento realizado pelos demais equipamentos da pasta, assim como dos canais de denúncia, como o aplicativo “Proteja-se” e o “Código do Sinal Vermelho”. Também serão realizados a avaliação de casos e o encaminhamento de mulheres para os serviços especializados, como acolhimento, triagem, apoio psicossocial.

Os visitantes ainda receberão informações sobre os programas de capacitação que ocorrem no Espaço Empreende Mais Mulher, da Casa da Mulher Brasileira. As interessadas poderão se inscrever em cursos, como o Oportunidade Mulher ou o Mão na Massa. Em uma parte do ambiente, haverá exposição dos produtos de artesãs e empreendedoras que participaram dos projetos da secretaria, voltados para a autonomia econômica.

Na área central do shopping haverá talk shows sobre temas relacionados aos direitos das mulheres, entre eles “Violência contra mulheres e meninas”, “Empreendedorismo e liderança feminina” e “A saúde da mulher”.

Além disso, a unidade móvel da Secretaria da Mulher também fará parte da programação durante o mês de março. O Ônibus da Mulher visitará diversos pontos do DF e da zona rural com os projetos “SMDF em Ação” e “Ação Mulher no Campo”, levando rodas de conversas educativas sobre direitos, legislação e formas de combate à violência de gênero, além de orientações sobre como participar das oficinas de capacitação gratuitas, voltadas para a autonomia financeira e econômica da mulher, oferecidas pela pasta.

Na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, o público feminino terá aulas de krav maga, para defesa pessoal, e capoterapia, uma vertente da capoeira que usa alguns de seus elementos para desenvolver essa atividade física.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação