REIVINDICAÇÃO

Servidores da Saúde pedem reajuste e reestruturação de carreiras

SindSaúde e SindEnfermeiro se reuniram com secretários e governador Ibaneis, que se mostrou aberto a rever valor do vale-alimentação e pediu estudo para reestruturação de carreiras

Ana Isabel Mansur
postado em 08/03/2022 12:04 / atualizado em 08/03/2022 12:04
Segundo o SindSaúde, uma nova reunião foi marcada para daqui a 10 dias -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Segundo o SindSaúde, uma nova reunião foi marcada para daqui a 10 dias - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Os servidores da Saúde do Distrito Federal entregaram ao governador Ibaneis Rocha (MDB) uma série de reivindicações da categoria. O chefe do Executivo Local recebeu o ofício na manhã dessa segunda-feira (7/3), em reunião com representantes dos sindicatos dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do DF (SindSaúde) e dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiros).

A principal pauta discutida foi a reestruturação da carreira dos especialistas e enfermeiros da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Segundo o SindSaúde, uma nova reunião foi marcada para daqui a 10 dias. Após ouvir as sindicalistas, Ibaneis determinou que a Secretaria de Economia faça o estudo do impacto financeiro da isonomia dos especialistas e enfermeiros com os cirurgiões-dentistas.

Também participaram do encontro de segunda (7/3) o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache; o secretário de Economia, José Itamar Feitosa; o secretário de Governo, José Humberto; a presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), Mariela de Jesus; o subsecretário de gestão de pessoas da SES-DF, Evilásio Ramos; as presidentes do SindSaúde, Marli Rodrigues, e do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio.

Pautas

No ofício entregue ao governador, estavam pontos relevantes para os servidores e para a Saúde do DF. Entre eles, o pagamento da diferença das quatro horas em abril, a convocação dos aprovados do concurso de 2018 até que seja zerado o cadastro reserva e a realização do concurso para a nova carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde.

O SindSaúde também pediu, mais uma vez, o reajuste do auxílio-alimentação dos servidores do DF, que hoje está em R$ 394,50. De acordo com a categoria, o valor está defasado em relação à inflação e ao preço dos gêneros alimentícios. O governador se manifestou sensível à pauta, segundo o sindicato, e prometeu uma resposta em breve.

O SindSaúde informou que os representantes do GDF ouviram as reivindicações, mas afirmaram que o momento é de cautela econômica, porque o Estado ainda enfrenta as consequências da pandemia da covid-19, além das preocupações oriundas dos possíveis resultados financeiros que a guerra entre Rússia e Ucrânia pode provocar no mundo todo. Outro ponto destacado pelo GDF, segundo o SindSaúde, diz respeito ao tempo reduzido para mudanças no orçamento, por conta do ano eleitoral.

Iges-DF

A celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários do Iges-DF também foi discutida na reunião. As negociações pelo novo ACT estão avançadas e o sindicato reivindica redução da jornada de trabalho à base representativa do SindSaúde, além de reajuste salarial, construção de uma mesa permanente de negociação coletiva, reajuste do auxílio-refeição, além das pautas sociais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação