Uso de máscaras

Uso de máscaras continua obrigatório em unidades da Secretaria de Saúde

Apesar da liberação do governo, Secretaria informa que irá continuar com a obrigatoriedade do uso de máscaras

Correio Braziliense
postado em 11/03/2022 16:43 / atualizado em 11/03/2022 16:44
Apesar da liberação do uso de máscaras, a Secretaria de Saúde informou que irá continuar com a obrigatoriedade -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Apesar da liberação do uso de máscaras, a Secretaria de Saúde informou que irá continuar com a obrigatoriedade - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta sexta-feira (11/3), que o uso de máscaras nos ambientes de trabalho da pasta permanece sendo obrigatório. O posicionamento foi feito após o governador Ibaneis Rocha assinar um decreto, na quinta-feira (10/3), anunciando o fim da obrigatoriedade do item.

No informativo, a Secretaria comunicou que os pacientes e acompanhantes também devem seguir com o uso de máscaras por recomendação da Diretoria de Vigilância. Assim, todos os presentes nas unidades da SES devem continuar utilizando o utensílio.

O decreto foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na quinta-feira (10/3), e a partir de então, o uso deixou de ser obrigatório depois de 679 dias. O anúncio do governador aconteceu durante a inauguração do Berçário do Buriti, no anexo do Palácio do Buriti, sede do GDF.

A liberação da medida protetiva contra a covid-19 está aliada à baixa na taxa de transmissão da doença, que atingiu 0,60, menor índice desde o início da pandemia. O número indica que cada grupo de 100 pessoas infectadas pode transmitir o vírus para outros 60 indivíduos. Quando a taxa está inferior a 1, significa que a pandemia está controlada.

Ainda assim, em matéria publicada ontem pelo Correio Braziliense, o governador destacou a importância de manter os cuidados. "Vai existir um debate na imprensa e na sociedade também (sobre a liberação). As pessoas têm de se prevenir. Quem quiser continuar usando máscara, que continue, sem problema nenhum", afirmou, ressaltando que a medida não exige o fim do uso, apenas desobriga a utilização.

"Esperamos que a população tenha cuidados, evitando aglomerações. Ainda existe a covid-19. O Ministério da Saúde estuda diminuir de pandemia para endemia, como outros países. Temos de aproveitar o momento com responsabilidade. Chegou a hora de tentar voltar a ter uma vida normal", completou o mandatário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação