Covid-19

Saúde analisou nota técnica, mas seguiu com decisão de desobrigar uso de máscaras

O COE, em nota técnica enviada um dia antes ao secretário de saúde, se posicionou contra a decisão de tirar a obrigação do uso de máscaras em locais fechados do DF. Na coletiva, o secretário da pasta afirmou que outras áreas técnicas da pasta sinalizaram positivamente para a publicação do decreto

Pablo Giovanni*
postado em 11/03/2022 19:03 / atualizado em 11/03/2022 22:35
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Após o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) — área integrada a Secretaria de Saúde (SES-DF) — ter encaminhado uma nota técnica ao secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, na quarta-feira (9/3), afirmando ser contra a desobrigação do uso de máscaras em locais fechados no Distrito Federal, o secretário da pasta explicou que a recomendação, elaborada por infectologistas, em uma lista de 11 tópicos, foi analisada pela pasta, mas que outras áreas técnicas da secretaria sinalizaram positivamente para a medida de desobrigação do item, que foi publicada na quinta-feira (10/3).

“A nota técnica do COE é feita por infectologistas, e nós (secretaria) temos outros especialistas, outros setores, outras áreas técnicas, que nós ouvimos para repassarmos qualquer tipo de decisão. Consideramos os números atuais, como o baixo índice de transmissibilidade; taxa de ocupação de leitos; cobertura vacinal; e o número de casos ativos cada dia mais baixo, que há 12 dias eram 52 mil, e hoje são 3.669 pessoas apenas estão transmitindo o vírus no DF”, pontou Pafiadache.

“Lembrar também que após 10 dias do carnaval, nós não tivemos nenhum indício que algum dos índices que estamos considerando (está) piorando ou aumentando. Tudo isso eu considerei como favorável para a liberação das máscaras. Nós não estamos proibindo utilizar a máscaras e, sim, estamos flexibilizando o uso delas”, afirmou o general. 

De acordo com o secretário, caso haja um aumento de casos de covid-19 no Distrito Federal, poderá acontecer alguma atitude, com restrições. Contudo, no momento, o cenário na capital federal é de indicadores positivos. “Pode se tomar outra atitude (aumento de casos). Neste momento, na análise dos casos, é possível a liberação do uso de máscaras em locais fechados”, ressaltou. 

MP dá 10 dias para esclarecimentos

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), encaminhou questionamentos ao GDF sobre a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados do DF. A força-tarefa do MP deu 10 dias para a Casa Civil detalhar quais estudos técnicos o governo do DF se baseou para tomar a decisão. O MP, nos questionamentos, pontuou a nota técnica do COE, que determinava a manutenção do uso de máscaras em ambientes fechados. A Casa Civil ficará responsável pela resposta ao MP.

“O Ministério Público torce e contribui para que essa pandemia acabe o mais rápido possível, mas temos que acompanhar a evolução dos dados científicos para uma melhor tomada de decisão. Entendemos que deveria ter havido um acompanhamento das consequências da abertura dos espaços públicos e também do período de carnaval e portanto, queremos compreender as razões que motivaram a publicação do decreto, mas afirmamos de antemão que a sociedade deve continuar usando máscara e tomando os cuidados necessários”, esclareceu o procurador de Justiça, Eduardo Sabo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação