Engarrafamento

Trânsito próximo à barragem do Lago Paranoá pode mudar nesta semana

Será feita uma avaliação na liberação de carros no sistema "pare e siga", entre as 17h e às 18h30

Correio Braziliense
postado em 13/03/2022 18:58
 (crédito: Correio Braziliense)
(crédito: Correio Braziliense)

Após inúmeras solicitações de condutores que passam pela Estrada Parque Contorno, na DF-001, no trecho entre a Barragem do Paranoá e o posto de fiscalização da Polícia Rodoviária, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) tem feito estudos para melhorias no trânsito da região.

Para testar a viabilidade das intervenções previstas, começará na próxima segunda-feira (14/3), um período de avaliação com sistema “pare e siga” no trânsito local. A operação será realizada somente no período da tarde, entre às 17h e 18h30, e, a princípio, terá duração de cinco dias.

Saiba como vai funcionar a dinâmica da operação:

Os veículos que transitam no sentido ao Lago Sul serão parados num local próximo à Barragem do Paranoá. Nesse momento, os veículos no sentido Paranoá poderão utilizar as duas faixas de rolamento até o local da interdição do sentido oposto, onde, por meio de desvio, seguirão seu destino. Este processo durará, a princípio, cinco minutos.

Ao final deste período, será liberado o fluxo no sentido Lago Sul, que utilizará uma faixa de rolamento, e o fluxo no sentido oposto (Paranoá) voltará a utilizar somente uma faixa de rolamento. Este processo também durará, a princípio, cinco minutos. Ao final dessa dinâmica, volta ao início do processo, e assim sucessivamente.

Resultados

Após o período experimental, a Superintendência de Trânsito do DER avaliará os efeitos do período de teste e, caso tenha sido positivo, providenciará os ajustes que se fizerem necessários na operação e marcará a data para implantação da nova dinâmica de fluxo na região em caráter definitivo.

*Com informações do DER-DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação