Negociação

Possui dívidas? Procon vai promover ação na semana do consumidor

Interessados em quitar dívidas das empresas BRB Card, Vivo, Tim, Oi e Claro devem comparecer ao Venância Shopping até sexta-feira (18/3)

Rafaela Martins
postado em 14/03/2022 11:25 / atualizado em 14/03/2022 11:27
 (crédito: Carlos Silva/Esp. CB)
(crédito: Carlos Silva/Esp. CB)

Um mutirão de renegociação de dívidas, com condições especiais e facilitadas referente às empresas BRB Card, Vivo, Tim, Oi e Claro, está programado para esta segunda-feira (14/3). A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

A ação vai ocorrer até sexta-feira (18/3), sempre das 10h às 16h, no Espaço Conexão da Praça Central do Venâncio Shopping, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.

O evento é gratuito e não precisa de inscrição ou agendamento.

Combustíveis

O número de denúncias contra postos de combustíveis no Procon-DF tem chamado a atenção. De acordo com dados do órgão, a média de reclamações dos últimos anos era de 160. No entanto, em 2021 o número chegou a 281. Segundo o Procon, a alta é justificada pelo surgimento dos aplicativos de gasolina.

Uma das reclamações mais recorrentes é em relação aos valores nas placas dos postos: as letras enormes são usadas para preços como se fossem os normais de venda, mas são referentes a valores com desconto para quem tiver aplicativos de fidelidade ou para cashback.

Os atendimentos gerais aos consumidores também cresceram no ano passado. Segundo levantamento do Procon-DF, apenas em 2021 foram 57.621 atendimentos, frente a 51.552 em 2020. Até 6 de fevereiro deste ano já foram 7.459 registros. Além disso, o órgão aumentou a resolutividade dos casos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação