Balanço

Operação de carnaval fechou 86 estabelecimentos e flagrou mais de 800 motoristas bêbados

Em cinco dias, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Polícia Militar flagraram mais de 1,1 mil motoristas dirigindo alcoolizados. Seis condutores foram encaminhados à delegacia por recusa do bafômetro. Outros 79 dirigiam sem habilitação

Darcianne Diogo
postado em 02/03/2022 20:07 / atualizado em 02/03/2022 21:02
 (crédito: Renato Araújo/Agência Brasília)
(crédito: Renato Araújo/Agência Brasília)

Mais de 300 estabelecimentos comerciais foram vistoriados e 86 fechados nos cinco dias do feriado. A Operação carnaval se encerrou nesta terça-feira (1º/3), com a divulgação do balanço que apontou 313 autuações por alcoolemia pelo Departamento de Trânsito (Detran) e 79 condutores dirigindo sem habilitação. Nos registros da Polícia Militar, outros 801 motoristas alcoolizados e 619 usando o celular ao volante. Ainda segundo a PM, foram apreendidos 476 comprimidos de ecstasy e Rohypnol e 53kg de cocaína e maconha.


Agentes da DF Legal, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Procon e Vigilância Sanitária intensificaram a fiscalização em bares, restaurantes e casas noturnas. O objetivo comum a todos foi o de garantir o cumprimento do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que proibiu a realização de eventos e festas carnavalescas para evitar aglomerações e conter o avanço da pandemia de covid-19. De forma simultânea, as equipes se dividiram pelas seis grandes regiões do DF. Apesar da baixa na taxa de transmissão, que atingiu 0,66 ontem (a menor de 2022), a ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) permanece acima de 50%.


Entre a noite de sexta-feira (25/2) e a madrugada de ontem (2/3), 345 estabelecimentos foram abordados pelos agentes da DF Legal. As equipes emitiram 68 multas, 23 notificações e fecharam 86 estabelecimentos. “O que podemos destacar é que nosso saldo de fiscalizações foi positivo", afirmou o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira. "O monitoramento de festas e eventos nos permitiu trabalhar com inteligência e combater de forma eficiente os principais eventos carnavalescos programados para esse período no DF”, completou.


Apesar das orientações, algumas pessoas insistiram em participar e promover folias. Na rodoviária do Plano Piloto, a ligação subterrânea entre as asas Sul e Norte, local conhecido como "Buraco do Tatu", mais de 500 foliões se reuniram para o carnaval. Sem usarem máscaras e aglomerados, os presentes intitularam a folia como o "bloco do protesto". O mesmo grupo desfilou na Galeria dos Estados e na Asa Norte, em dias diferentes. Nas três ocasiões, os organizadores não foram localizados. Na Galeria dos Estados, os agentes apreenderam instrumentos musicais.


Abordagens


Com mais de 3 mil policiais militares nas ruas, as abordagens flagraram 801 motoristas dirigindo alcoolizados e 619 usando o celular ao volante. O levantamento da PM traz, ainda, o número de abordagens pessoais: no total, 3.387 pessoas foram revistadas. Foram apreendidos 476 comprimidos de ecstasy e Rohypnol e 53 kg de cocaína e maconha.


O Detran-DF realizou 828 abordagens neste mesmo período. As ações resultaram em 313 autuações por alcoolemia, sendo que seis motoristas foram encaminhados à delegacia por recusa do bafômetro. Os agentes também registraram 79 condutores dirigindo sem habilitação, 16 autuações por falta de cadeirinha infantil e 22 por alteração no escapamento de motos. Quarenta e sete veículos foram removidos ao depósito do Departamento e poderão ser retirados após regularização.


“Ao analisar os cinco dias da força-tarefa, percebemos uma redução do número de eventos carnavalescos do primeiro até o último dia, o que mostra que a ação cumpriu o objetivo. Além dos órgãos que integraram a ação, a população também foi uma grande parceira e entendeu a necessidade da operação, que tinha como objetivo o decréscimo da taxa de contaminação da covid-19 no DF”, avalia o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação