Gasolina

Cresce o número de denúncias contra postos de combustíveis do DF ao Procon

No ano passado o aumento foi de reclamações no órgão foi 11.77% maior em relação a 2020

Correio Braziliense
postado em 12/03/2022 16:50
Fila de carros em posto no SIA: novos valores da gasolina e falta de combustível assustam motoristas -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Fila de carros em posto no SIA: novos valores da gasolina e falta de combustível assustam motoristas - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O número de denúncias contra postos de combustíveis no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) tem chamado a atenção. De acordo com dados do órgão, a média de reclamações dos últimos anos era de 160. No entanto, em 2021 o número chegou a 281. Segundo o Procon, a alta é justificada pelo surgimento dos aplicativos de gasolina.

Uma das reclamações mais recorrentes é em relação aos valores nas placas dos postos, com letras enormes, os preços como se fossem os normais de venda, mas se tratava de valores com desconto para quem tivesse aplicativos de fidelidade ou que eram relativos a cashback.

Além disso, os atendimentos gerais aos consumidores também cresceram no ano passado. Segundo levantamento do Procon-DF, apenas em 2021 foram 57.621 atendimentos, frente a 51.552 em 2020. Até 6 de fevereiro deste ano já foram 7.459 registros. Além disso, o órgão aumentou a resolutividade dos casos.

O órgão explicou que o crescimento se deu em razão da pandemia de covid-19. Entre as denúncias que auxiliaram no aumento estão casos que envolvem contratos escolares, cancelamentos de passagens aéreas e viagens, além da alta dos preços de itens de prevenção e proteção ao coronavírus, de alimentos e de combustíveis.

Denúncias

O Procon-DF incentiva os consumidores a registrarem as denúncias. As reclamações podem ajudar a mudar a conduta que um fornecedor está tendo. Os atendimentos ocorrem em dois formatos: presencial, em uma das 10 unidades do Procon, ou remotamente por e-mail. Cada unidade tem um e-mail específico. É importante que os consumidores estejam com os documentos que comprovem a relação de consumo para efetuar a reclamação.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação