COVID-19

Com aplicação também em adultos, DF dá início a vacinação infantil em escolas

Centro Educacional 1, da Estrutural, é o primeiro local a receber a ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Educação. Aplicação das doses vai até as 17h para crianças e pessoas acima de 12 anos

Júlia Eleutério
postado em 19/03/2022 11:15
Acompanhada da mãe, Maria Luiza comentou que não sentiu nenhum efeito colateral depois da vacina -  (crédito: Júlia Eleutério/CB)
Acompanhada da mãe, Maria Luiza comentou que não sentiu nenhum efeito colateral depois da vacina - (crédito: Júlia Eleutério/CB)

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 em escolas do Distrito Federal começou na manhã deste sábado (19/3). O pontapé inicial da campanha foi no Centro Educacional 1 (CED) da Estrutural, local escolhido como piloto pelas secretarias de Saúde e de Educação, que coordenam a iniciativa. A aplicação das doses vai até as 17h deste sábado. Não haverá vacinação nos colégios neste domingo (20/3)

Maria Luiza Cavalcante, 7 anos, foi até a escola para tomar a primeira dose do imunizante. Acompanhada da mãe, Geani Guerra, 38, a pequena comentou que não sentiu nenhum efeito colateral depois da vacina. "Nem doeu. Estou me sentindo bem", disse a menina, afirmando que estava ansiosa para o momento.

Moradoras do assentamento 26 de setembro, Geani ressaltou a importância da campanha de vacinação nas escolas aos sábados. "Facilitou bastante para a gente que trabalha durante a semana. Ficou muito bom", avaliou a mãe de Maria Luiza.

Além da imunização infantil, o ponto também vacina pessoas com 12 anos ou mais, que querem tomar a primeira, a segunda ou a dose de reforço. Para esse público, está reservado um espaço ao lado da aplicação infantil.

Começo da vacinação infantil em escolas do DF, no CED 1 da Estrutural
Começo da vacinação infantil em escolas do DF, no CED 1 da Estrutural (foto: Júlia Eleutério/CB)

Autoridades

No local, estiveram presentes os gestores da Saúde, general Manoel Pafiadache, e da Educação, Helvia Paranaguá. À imprensa, eles comentaram os motivos que levaram à ação conjunta para ampliar a imunização no DF.

"Nós decidimos ampliar para a escola e outras escolas do DF, exatamente pensando naquele pai que trabalha a semana toda, porque a vacina tem de ser com a presença dos pais ou responsáveis", pontuou Helvia.

Para receber os pequenos, o CED 1 da Estrutural foi enfeitado com balões e recebeu um pula-pula, para tornar o momento mais leve para os meninos e meninas. "É uma espaço mais lúdico, onde a criança já está familiarizada", destacou a secretária.

Em pouco mais de uma hora, cerca de 50 crianças e 50 adultos tomaram as vacinas na escola, segundo Pafiadache. "Parece que caminha para o sucesso. E esse sucesso vai levar a gente para outras escolas, mais de uma escola por sábado", adiantou o general Pafiadache sobre a ação e os possíveis próximos passos.

"É uma atenção que a gente está dando para as crianças, mas também aproveitando para aumentar a nossa cobertura vacinal, tanto de adultos quanto de crianças. É o que nós queremos", ressaltou o secretário de Saúde. Até o momento, no DF, a vacinação infantil abrange mais de 50% das crianças, com a primeira dose.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação