Pandemia

Covid-19: Saiba onde se vacinar nesta segunda-feira (21/3) no DF

Secretaria de Saúde do Distrito Federal oferece pontos de vacinação para três doses, imunização do público infantil e posto drive-thru na UBS 1 da Asa Sul

Pedro Marra
postado em 21/03/2022 10:14 / atualizado em 21/03/2022 10:16
Doses da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer-BioNTech e Janssen estão disponíveis nos postos de vacinação do DF -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Doses da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer-BioNTech e Janssen estão disponíveis nos postos de vacinação do DF - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Com mais de 81% da população do Distrito Federal com segunda dose ou dose única, segundo o Vacinômetro, da Secretaria de Saúde (SES), a campanha de vacinação continua na capital federal. Há imunizantes para o público infantil de 5 a 11 anos, primeira, segunda e dose de reforço.

O único drive-thru disponível está na UBS 1 da Asa Sul, de segunda a sexta-feira (somente em dias úteis), das 18h às 22h, na 612 Sul. No local, há doses da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer-BioNTech e Janssen. Confira aqui.

Para receber a vacina no braço, as pessoas devem comparecer ao posto de saúde com documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina. Caso não tenha o cartão, será produzido um novo no mesmo momento. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação contra a covid-19.

Veja abaixo os links para cada tipo de imunização contra a covid-19.

Primeira dose (12 anos ou mais)

Para a primeira dose, adultos a partir de 18 anos podem escolher a marca do imunizante: AstraZeneca, CoronaVac ou Janssen. Adolescentes a partir de 12 anos de idade recebem a vacina da CoronaVac. O imunizante da Pfizer/BioNTech será aplicado como primeira dose em grávidas, puérperas e adolescentes de 12 a 18 anos imunossuprimidos. Confira os locais e horários aqui.

Segunda dose (12 anos ou mais)

Para receber a segunda dose é necessário respeitar o intervalo mínimo de 28 dias para a CoronaVac, ou de 56 dias para AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech.

Após esse período, a pessoa pode ir a um local de vacinação. Mulheres que receberam a primeira dose da AstraZeneca ou CoronaVac e tenham engravidado recebem a segunda dose de Pfizer-BioNTech. Confira os locais e horários aqui.

Dose de reforço (18 anos ou mais)

Pessoas acima de 18 anos que completaram o ciclo vacinal com AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer-BioNTech recebem uma dose de reforço após quatro meses. É aplicado o imunizante AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou Janssen.

As grávidas e puérperas recebem o imunizante da Pfizer-BioNTech. Já quem foi imunizado com a Janssen recebe a dose de reforço após o período de dois meses. Pessoas com menos de 18 anos não são vacinadas com a dose de reforço. Confira os locais e horários aqui.

Vacinação infantil (5 a 11 anos)

Crianças imunossuprimidas ou com 5 anos são vacinadas com o imunizante pediátrico da Pfizer/BioNTech. Crianças de 6 a 11 anos são vacinadas com o imunizante CoronaVac.

As crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação tanto dos pais ou responsáveis quanto da criança, além do cartão de vacinação do menor de idade.

A apresentação do cartão é indispensável para que o profissional de saúde verifique se a criança não recebeu qualquer outro imunizante no intervalo mínimo de 15 dias. Confira os locais e horários aqui.

Vacinação noturna (18 anos ou mais)

A Secretaria de Saúde do DF oferece a vacinação noturna contra a covid-19 apenas para adultos, a partir dos 18 anos. Nesses pontos, são oferecidas a primeira dose, a segunda dose e a dose de reforço. Confira os locais e horários aqui.

Imunossuprimidos (12 anos ou mais)

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com imunossupressão grave as que se enquadrem em alguma das situações listadas abaixo:

  • Imunodeficiência primária grave
  • Tratamento de quimioterapia para câncer
  • Transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
  • Pessoas com HIV e/ou Aids
  • Uso de corticóides em doses de 20 mg/dia ou mais de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais
  • Uso de drogas modificadoras para o sistema imune
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
  • Pacientes em hemodialise
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônica

Pessoas acima de 18 anos com imunossupressão grave devem tomar as três doses do esquema básico contra a covid-19 com intervalo entre as três doses de quatro ou oito semanas, de acordo com o imunizante recebido. Quatro meses após ser aplicada a terceira dose, será aplicada a dose de reforço, somando, ao todo, quatro doses. São indicadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou Janssen

Os adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão grave seguem o mesmo esquema vacinal dos adultos (primeira dose, segunda dose, terceira dose e dose de reforço), porém será aplicado exclusivamente o imunizante Pfizer-BioNTech. Crianças de 5 a 11 anos de idade com imunossupressão devem receber a versão pediátrica do imunizante da Pfizer. Confira os locais e horários aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação