Gripe

Vacinação contra a gripe começa 4 de abril; veja quem tem direito

O DF seguirá o calendário nacional de vacinação contra gripe. Imunização começa 4 de abril e será dividida em duas etapas

Pablo Giovanni*
postado em 24/03/2022 19:58 / atualizado em 24/03/2022 22:57
O DF seguirá o calendário nacional de vacinação contra gripe. Imunização começa 4 de abril e será dividida em duas etapas -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O DF seguirá o calendário nacional de vacinação contra gripe. Imunização começa 4 de abril e será dividida em duas etapas - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A partir de 4 de abril, o Distrito Federal vai iniciar a campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), a primeira etapa atende idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Inicialmente, a pasta já recebeu 96 mil doses, e a expectativa é desembarcar no Aeroporto de Brasília uma nova remessa do Ministério da Saúde na sexta-feira (25/3).

Dividida em duas etapas, a primeira deve ter início na segunda-feira (4/4), com término em 2 de maio. Seguindo a campanha nacional, o DF prevê iniciar a segunda etapa em 3 de maio, ofertando as doses da Influenza para a população restante. Veja abaixo quais serão os grupos incluídos na segunda etapa da influenza.

-Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
-Crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias;
-Gestantes e puérperas;
-Povos indígenas;
-Professores;
-Pessoas com comorbidades;
-Pessoas com deficientes permanentes;
–Integrantes das forças armadas (de salvamento e segurança);
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores de transporte coletivo (rodoviários e passageiros urbanos);
-Trabalhadores portuários;
-Funcionários do Sistema prisional;
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
-População privada de liberdade;

“Já recebemos doses o suficiente para iniciar esse público (idosos de 60 anos e profissionais da saúde), e tão logo começarmos a receber mais remessas, será ampliado para os demais grupos”, disse o subsecretário da Vigilância à Saúde, Divino Valero.

A vacina

Anteriormente, a vacina da gripe em circulação no Distrito Federal não contemplava a proteção da cepa H3N2, que atingiu o Distrito Federal em meados de janeiro e fevereiro. Com a nova campanha, o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em 2022, será mais efetiva na proteção das cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

 *Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação