Comunidade

Refugiados da guerra serão acolhidos no DF, diz Ibaneis

Convidado pelo arcebispo Dom Paulo, Ibaneis foi a celebração do momento de oração pela paz, convocado pelo Papa Francisco

Júlia Eleutério
postado em 25/03/2022 17:05 / atualizado em 25/03/2022 17:06
 (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve, na tarde desta sexta-feira (25/3), na celebração do momento de oração pela paz, onde teve a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. O chefe do Executivo local comentou que, se houver refugiados da guerra do Distrito Federal, serão recebidos e acolhidos na capital.

"Refugiados que chegarem aqui em Brasília serão imediatamente acolhidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social", destacou Ibaneis, recordando o trabalho feito anteriormente com os venezuelanos que vieram para a capital. "A gente tem dado oportunidades, inclusive de qualificação para colocar no mercado de trabalho através do programa Renova-DF", acrescentou o governador.

Consternado com a situação entre Ucrânia e Rússia, Ibaneis ressaltou a importância de uma oração em prol da paz no mundo unindo religiões. "São milhares de pessoas atingidas, milhares de mortos e o Papa dá um sinal muito forte no sentido de unir toda a comunidade evangélica, católica e todo mundo em torno de orações para que isso passe o mais rápido possível", disse Ibaneis.

O chefe do Executivo local também comentou sobre os efeitos da guerra terem se espalhado pelo mundo, chegando no país. "Nós estamos sofrendo aqui no Brasil com alta de combustível e falta de fertilizantes", pontuou o governador.

O arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa, convidou o governador do DF para a oração convocada pelo Papa Francisco. A celebração ocorreu simultaneamente no Vaticano e em todo o mundo. "Quando eu recebi o convite do Dom Paulo, de imediato me prontifiquei a estar aqui juntos e certamente será um momento de muita oração com todo o mundo", ressaltou Ibaneis.

Regularização

Antes de iniciar a celebração, Ibaneis comentou sobre a agenda seguinte, no Palácio do Planalto, para a cerimônia de regularização de terras no DF. "É um acordo que está sendo firmado entre Terracap e União, no sentido de transferir essas terras da União para o DF, de modo que a gente possa promover a regularização fundiária de diversas áreas", avaliou o governador.

As áreas são referentes a lotes na Vicente Pires, na Arniqueira, na Fazenda Sálvia, entre outras regiões. "É um processo que se arrastava há aproximadamente 50 anos e que nós conseguimos dar solução agora dando mais tranquilidade para essas famílias que vivem nessas áreas do DF", pontuou Ibaneis.

Superlotação

Questionado sobre a superlotação nos hospitais da rede pública do DF, Ibaneis disse estar atento à situação e que trabalha junto com a Secretaria de Saúde para tirar os hospitais da bandeira vermelha o mais rápido possível e voltar à normalidade dentro do atendimento com a contratação de novos profissionais da área.

"Nós estamos reforçando as equipes, contratando profissionais para que a gente possa dar um atendimento de qualidade pra nossa população. Mas o momento é crítico, nós reconhecemos isso e requer muito esforço da Secretaria de Saúde", ressaltou o governador.

Ibaneis destacou que o sistema de saúde da capital sofreu um represamento de todos os atendimentos por conta da covid-19. "Foram dois anos de repressão em cima desse sistema por conta do atendimento aos pacientes da covid-19", avaliou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação