Programa

Zero Violência contra Mulheres e Meninas leva debates à Sobradinho

Com programação variada até 25 de março, programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas proporciona encontros, debates e atividades com o público feminino de Sobradinho

A partir desta segunda-feira (14/3), Sobradinho recebe a quarta edição do programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas, que proporciona encontros, debates e atividades com o público feminino da cidade. Na abertura da agenda, às 19h, houve um encontro na administração local, onde governo e comunidade se reuniram para discutir a causa. Programação vai até 25 de março.

Com o Jornada Zero, a região administrativa receberá visitas da equipe da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). O evento vai contar com palestras, rodas de bate-papo e uma caminhada pela região para reforçar a importância do combate à violência de gênero e mostrar quais os caminhos disponíveis de proteção e de acolhimento das vítimas.

Na programação, ainda estão previstos um encontro com os homens, para falar sobre violência de gênero, e um bate-papo com diretores e coordenadores da rede de ensino local para ajudar a divulgar a importância do tema dentro das escolas.

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) e a Administração Regional de Sobradinho, a Secretaria da Mulher (SMDF) se aliou às lideranças comunitárias e aos moradores da região para lançar a  mais uma edição do programa, que passou pelo Paranoá, em 2019, por Samambaia e por Planaltina, em 2021.

Equipamentos da rede de enfrentamento de Sobradinho serão visitados ao longo da programação. Para encerrar, a equipe da Secretaria da Mulher e lideranças locais vão fazer uma caminhada para a distribuição de cartazes informativos nos estabelecimentos comerciais.

O objetivo é mobilizar a população do DF para divulgar e fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. Para isso, a equipe do Jornada Zero vai orientar a população sobre como denunciar casos de violência contra a mulher, além de indicar os locais onde as vítimas podem procurar ajuda nessa região administrativa: Núcleo de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Serviços oferecidos pela Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid) pelos conselhos tutelares, pelas delegacias e também pela própria administração serão apresentados durante a jornada.

Saiba Mais

Políticas locais

Lideranças locais serão convidadas a conhecer e a compartilhar dados sobre ações e políticas do GDF voltadas ao acolhimento e à proteção das mulheres, de familiares e até mesmo de agressores, para multiplicar as informações.

Outra meta do programa é capacitar servidores e fortalecer a atuação das administrações regionais para que sejam pontos focais no atendimento às vítimas. Nesses locais, elas deverão ser acolhidas, orientadas e encaminhadas aos atendimentos especializados para cada caso.

Confira, abaixo, a programação do evento.

Apresentação do programa Jornada Zero

– Segunda-feira (14), às 19h, no auditório da Administração de Sobradinho – Quadra Central, Setor Administrativo, Lote A, Sobradinho

Visita aos equipamentos da rede

– Terça (15), a partir das 9h, com concentração na Administração de Sobradinho

Bate-papo com coordenadores e diretores de ensino

– Quarta (16), às 10h, no auditório da Administração de Sobradinho

Palestra com os homens

– Quarta (16), às 14h, no auditório da Administração de Sobradinho

Caminhada pela cidade

– Dia 25 de março, às 14h30, com concentração na Administração de Sobradinho

Com informações da Secretaria da Mulher