Previsão do Tempo

Abril chega com calor no DF e máxima pode chegar a 32ºC nesta sexta-feira

De acordo com o Inmet, a temperatura está em elevação. Sem previsão de chuvas para amenizar o clima, o predomínio do céu é de poucas nuvens

Ana Maria Pol
postado em 01/04/2022 09:43
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press                  )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

O mês de abril começou com sol no Distrito Federal e, para os brasilienses que começaram a fazer planos para o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dá a dica: os próximos dias serão livres de guarda-chuva! De acordo com o órgão, a temperatura está em elevação e a capital federal pode alcançar a casa dos 32ºC nesta sexta-feira (1º/4). Sem previsão de chuvas para amenizar o clima, o predomínio do céu é de poucas nuvens.

O padrão, de acordo com o metereologista Heráclio Alves, deve se manter ao longo dos próximos dias. “Não veremos muita mudança. Serão dias um pouco mais secos”, explica. A temperatura mínima registrada nesta terça-feira foi de 13ºC, em Águas Emendadas. Já a umidade relativa do ar varia entre 95% e 25%, nas horas mais quentes do dia. “Os brasilienses devem se hidratar, evitar atividades nos horários em que a temperatura estará alta e a umidade baixa, o que costuma acontecer entre 10h e 16h”, ressalta.

Heráclio explica que, a partir de agora, já começa a haver redução das chuvas na cidade. “O mês de abril ainda é de período chuvoso, mas não teremos chuvas frequentes como vimos nos dias anteriores”, explica.

Com a redução do índice pluviométrico, o DF começa a ficar em alerta para a seca e possíveis focos de incêndio. “Por enquanto a vegetação ainda não está tão seca, e a umidade não está tão baixa. Mas é comum já vermos ações de prevenção neste período”, ressalta.

Queimada controlada 

A queimada controlada é uma das ações de prevenção neste período, junto com a abertura de aceiros, que acontece quando o fogo é provocado e monitorado por órgãos competentes. A ação é indicada para reduzir o material combustível presente na superfície. O fogo entra em combustão e queima superficialmente, sendo em seguida, apagado. A medida é realizada ainda no final do período chuvoso, com a chegada do outono, e consome o que está na superfície sem prejudicar a raiz das plantas, funcionando como uma barreira no período da seca.

Com o intuito de prevenir a ocorrência e os riscos de incêndios florestais de grandes proporções, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) realizaram ações de queimas controladas dentro do Parque Nacional de Brasília. A medida de prevenção aconteceu nesta quarta-feira (30/3) e, agora, a área passa pelo processo de monitoramento. No Parque Ecológico do Riacho Fundo, brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também realizam a ação nesta quinta-feira (31/3).

Além do Parque Ecológico do Riacho Fundo, o Ibram também é responsável pela queima controlada da Estação Ecológica de Águas Emendadas, o Parque do Tororó e a Área de Preservação Ambiental Gama Cabeça de Veado. Já o ICMBio cuida, ainda, da Floresta Nacional (Flona), que também deve passar pelo processo de queima controlada nos próximos dias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação